UEMA realiza ação social na Comunidade Terapêutica Ebenézer

Por em 24 de janeiro de 2018

IMG-20180124-WA0119A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), junto com os alunos do Curso de Administração realizaram ontem (23), uma ação social na Comunidade Terapêutica Ebenézer.

A iniciativa de promover a ação social partiu de dentro da sala de aula, em que alunos do Curso de Administração da UEMA, matriculados na disciplina “Organização e Política do Terceiro Setor”, ministrada pelo professor Tiago Ribeiro, foram desafiados a realizar juntamente com as organizações do terceiro setor.

Durante a ação, a comunidade foi contemplada com uma palestra reflexiva proferida pelo Diretor de Projetos da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEAD), professor Luís Álvaro Correa; com a Orquestra de Violões da UEMA, sob a regência do professor Roberto Froes; com o apoio do Serviço Social e Médico que realizou avaliação de sinais vitais, aferição de pressão e orientações básicas sobre saúde; além da doação de livros da Editora da UEMA e distribuição de alimentos não perecíveis.

A ação objetivou compreender as estratégias que são desenvolvidas na instituição, o estilo de liderança utilizado e, principalmente, identificar as necessidades da população a ser atendida a partir de entrevistas e feedbacks.

Segundo o professor Tiago Ribeiro, o terceiro setor assumiu diferentes formas, tais como: relações de solidariedade, filantropia de grandes instituições e modernas organizações sem fins lucrativos.

IMG_20180124_151910“Compreender a gestão das organizações do terceiro setor é cada vez mais relevante para o futuro administrador devido ao número crescente de tais entidades na sociedade contemporânea. Com isso, os estudantes aprendem na prática sobre a estrutura e estratégias de tais organizações, o processo de motivação das pessoas que nelas trabalham, sem levar em consideração as recompensas monetárias, mas sim o sentimento de realização associado à ação de finalidade coletiva e social” afirmou o professor.

Para o coordenador do Serviço Social e Médico, professor Marcelo Vasconcelos, a extensão permite que a instituição se aproxime e se envolva com a comunidade beneficiando-a de forma eficaz. “Na próxima ação levaremos médicos e enfermeiros para realizar consultas mais precisas e colaborar com o belo trabalho que essa comunidade terapêutica tem desenvolvido. Nosso público-alvo também é a comunidade dos entornos da UEMA e o Posto Médico está à disposição de ações assim, afinal, extensão é isso. Foi uma tarde muito proveitosa, a nossa equipe agradece o convite e enaltece a iniciativa dos alunos e do professor”, ressaltou o coordenador.

“Receber a UEMA é uma sensação que não consigo descrever, eu não sabia que a universidade fazia esse tipo de ação, fico feliz em ver que a UEMA tá saindo de dentro dos muros e vindo ao encontro da comunidade trazendo boas experiências e tenho a certeza de que essa tarde será inesquecível pra mim e para todos que os nossos acolhidos que estão em tratamento. Obrigada, UEMA”, destacou a Diretora da Comunidade Terapêutica Ebenézer, Madalena Gomes.

IMG_20180124_162207A comunidade Terapêutica Ebenézer oferece atendimento a pessoas do sexo masculino com idade igual ou superior a 18 anos que estejam em situação de dependência a tóxicos de qualquer natureza e que, conscientemente, desejam recuperar-se, promovendo assim, a reintegração social. O número atual de internos são 15 homens e o quadro de voluntários dispõe de psicólogos, assistentes sociais, pastores, músicos, entre outros.

A atual sede da comunidade está localizada na Rua Formosa, n. 27, Matinha, São José de Ribamar. Os telefones para contatos são: (98) 98847 1663 e (98) 98907 9415 e o e-mail é c.t.ebenezer@gmail.com.