UEMA realizará um fim de tarde ao som do violão


Por em 31 de janeiro de 2018



DSC_8629

Quem acompanhou os eventos realizados pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) durante o segundo semestre de 2017 observou a participação da Orquestra de Violões da UEMA que surgiu de um projeto do professor do Curso de Música da UEMA e também, professor da Escola de Música do Estado do Maranhão (EMEM), Roberto Froes.

No curso de Licenciatura em Música, o violão é utilizado apenas como um instrumento auxiliar, um instrumento com um papel secundário para a educação musical de alunos da rede de educação básica. Observando o desejo, e também a necessidade, dos alunos do Curso de Música terem domínio sobre um instrumento musical específico, o professor Roberto Froes, que é Bacharel em Violão, ofereceu aulas do instrumento aos alunos que tiveram interesse no final do ano de 2016. Os alunos conseguiram desenvolver rapidamente a habilidade com o instrumento e, em pouco tempo, a Orquestra de Violões da UEMA começou a se apresentar em alguns eventos da cidade.

A partir do potencial dos alunos e as possibilidades de aperfeiçoamento que a prática em música de câmara oferece ao desenvolvimento do indivíduo, o Professor Roberto Froes decidiu transformar a Orquestra de Violões da UEMA em um projeto de extensão, sendo submetido e aprovado pelo colegiado do Curso de Música e, em seguida, aprovado como projeto do Bolsa Cultura (Programa da Coordenação de Cultura da PROEXAE-UEMA). Com a garantia de um certificado, os alunos participantes do projeto começaram a compartilhar os conhecimentos recebidos com a comunidade de São Luís. A Orquestra de Violões da UEMA, em parceria com a Escola de Música, que cedeu o espaço, também passou a dar aulas gratuitas para a comunidade.

A Orquestra Orq Campo Santode Violões da UEMA, agora se apresentando em conjunto com a Orquestra de Violões da EMEM e se denominando Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, conquistou seu espaço como o grupo mais importante da música violonística do estado do Maranhão.

Se você ainda não conhece o trabalho da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, no dia 03 de fevereiro de 2018 (próximo sábado), às 17h, a orquestra estará se apresentando no Programa Pátio Aberto, do Centro Cultural da Vale. A entrada é gratuita. Será um fim de tarde ao som de violões. Obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos, serão apresentadas ao lado de obras de autores considerados da vertente popular, como João Pernambuco, além de autores contemporâneos já reconhecidos no círculo violonístico, como Jaime Zenamon e Celso Machado.

O Centro Cultural da Vale fica na Avenida Henrique Leal, 149, Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

A Orquestra em seu pouco tempo de existência já foi convidada para se apresentar nos mais diversos espaços e eventos como: o Encontro Regional Nordeste do Fórum Latino-Americano de Educação Musical (Fladem Brasil) no Centro de Ciências Humanas (UFMA); a 38ª Reunião Nacional da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) em maio de 2017, no Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA); a 10ª Jornada de Extensão da UEMA (Campus Paulo VI); a XII Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas (UEMA) entre outros. Apenas no mês de dezembro foram mais de dez apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM.

DSC_8691Além disso, a Orquestra de Violões participou do IX Simpósio Acadêmico de Violão da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) que ocorreu em novembro de 2017, na cidade de Curitiba. Na ocasião, a Orquestra recebeu muitos elogios de professores e demais presentes que compareceram ao recital no Auditório da EMBAP, como a qualidade sonora, o repertório, a técnica e preocupação com a estética visual e a movimentação cênica do recital.

No início de 2018, a Orquestra de Violões da UEMA-EMEM foi convidada para participar do registro em CD da 5ª Mostra SESC de Música “Onde Canta o Sabiá”. Juntamente com outros nove artistas e grupos locais, a orquestra foi escolhida pela curadoria do SESC por ser considerado um grupo de grande relevância e participação ativa na vida cultural de São Luís.

Como projeto vinculado ao programa Bolsa Cultura da Coordenação de Cultura da UEMA, a Orquestra de Violões tem participado de várias ações da PROEXAE-UEMA, como apresentações em centros de saúde e centros de tratamento e reabilitação, encontros e acolhimentos.

Para acompanhar a agenda de apresentações da Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, curta sua página no facebook https://www.facebook.com/orquestravioloesuemaemem/



Últimas Postagens - Array / noticias-uema