Orquestra de Violões da UEMA-EMEM encanta com recital no Centro Cultural Vale Maranhão


Por em 5 de fevereiro de 2018



A Orquestra de Violões da UEMA-EMEM encantou o público, apresentando obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos. Foto: Divulgação.

A Orquestra de Violões da UEMA-EMEM encantou o público, apresentando obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos. Foto: Divulgação.

A Orquestra de Violões da Universidade Estadual do Maranhão e a Escola de Música do Estado do Maranhão (UEMA-EMEM) apresentaram, no último sábado (3), um recital no programa Pátio Aberto, do Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM).

A Orquestra de Violões da UEMA-EMEM encantou o público, apresentando obras de autores considerados clássicos como Bach e Villa-Lobos. Foram apresentadas, ao lado de obras de autores considerados da vertente popular, como João Pernambuco, além de autores contemporâneos já reconhecidos no círculo violonístico, como Jaime Zenamon e Celso Machado.

CCVM

O Centro Cultural Vale Maranhão abre suas portas com o desejo de cumprir o duplo papel que cabe a toda instituição cultural que é, de um lado, abrir oportunidades para artistas, criadores, produtores de cultura e, de outro lado, tão importante quanto, abrir oportunidades para o público de interagir com a produção cultural e com a arte, a oportunidade de ser tocado ou transformado por ela.

Em oito meses de atuação, o CCVM vem oferecendo programação cultural diversificada e gratuita para o público, incentivando o acesso à arte e à cultura. Até o momento, foram três exposições, 13 shows, seis espetáculos de teatro e dança, 15 oficinas, oito palestras e uma mostra de animação.

Mais de 70 mil pessoas já participaram das atividades promovidas pelo CCVM. O Pátio Aberto tem por objetivo artistas maranhenses e/ou residentes no Estado, que tenham interesse em se apresentar no Pátio Maranhão, no interior do CCVM.

A seleção visa oferecer programação gratuita que atraia o público para o centro histórico e abrir oportunidade de exibição para artistas da cultura popular, música, teatro, performance, dança, audiovisual.

Sobre a Orquestra

A Orquestra de Violões da UEMA-EMEM, conquistou seu espaço como o grupo mais importante da música violonística do estado do Maranhão. Em seu pouco tempo de existência, já foi convidada a se apresentar nos mais diversos espaços e eventos.

A orquestra é formada, na verdade, por dois grupos: a Orquestra de Violões da UEMA e a Orquestra de Violões da EMEM. A Orquestra de Violões da EMEM é formada por alunos e ex-alunos do curso de violão da Escola de Música do Estado do Maranhão, enquanto que a Orquestra de Violões da UEMA é formada por alunos do curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão que se dispuseram a ter aulas específicas do instrumento.

As duas Orquestras acabaram se tornando uma, unindo o conhecimento e o domínio técnico dos alunos da EMEM com a vontade e a dedicação dos alunos da UEMA. O resultado é o reconhecimento conquistado pelo grupo não apenas no meio musical violonístico, mas na sociedade em geral.

Como projeto vinculado ao programa Bolsa Cultura da Coordenação de Cultura da UEMA, a Orquestra de Violões tem participado de várias ações da PROEXAE-UEMA, como apresentações em centros de saúde e centros de tratamento e reabilitação, encontros e acolhimentos, etc.

Orquestra de Violões da Uema-Emem

Violão 1: Tiago Fernandes (Spalla), Antônio Uriel Ewerton do Vale, Glaydson Cláudio Pereira Alves;

Violão 2: Davi Macêdo de Araújo Farias, Adriano Ferreira de Jesus, Jesraella Musayara Almone da Silva;

Violão 3: Gabriel Veras Silva Sousa, João Marcos Medeiros de Ataíde Costa, Ivan Costa Cardoso, Aline Oliveira;

Violão 4: Rodrigo Silva de Jesus, Emanoel Edmilson Gomes Santos;

Regência: Roberto Froes.



Últimas Postagens - Array / noticias-uema