Tem início o I Seminário de Educação Intercultural Indígena na UEMA Campus Paulo VI

Por em 1 de fevereiro de 2018

mesa abertura seminárioAconteceu nesta quinta-feira (1), no auditório do CCSA da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a solenidade de abertura do I Seminário de Educação Intercultural Indígena na UEMA sobre o tema Relações Interétnicas, identidades e etnicidades.

O evento, que é promovido pelo Curso de Licenciatura Intercultural para a Educação Básica Indígena da IES, tem como objetivo estender as atividades pedagógicas da Licenciatura Intercultural às demandas dos povos indígenas e dos movimentos sociais.

Estão participando estudantes, pesquisadores, professores, líderes27653436_10211137650621799_1033068013_o de comunidades indígenas, quilombolas  e de outros  movimentos sociais.

De acordo com a coordenadora do Curso, Marivânia Furtado, é o momento da própria licenciatura que faz a ligação entre o conteúdo discutido nas disciplinas  e a aplicação prática na dinâmica das lideranças dos povos em articulação com outros movimentos sociais.

“Existe todo um processo histórico de relações assimétricas entre o Estado Brasileiro, povos indígenas, comunidades tradicionais, então, discutir isso é válido na luta por reforçar identidades que tentam se manter em seus territórios e comunidades, com as suas pertenças e diferenciações, apesar dos avanços de uma sociedade que se quer hegemônica, de padrão ocidental e colonizador. A  execução do evento e desse curso na UEMA mostra o compromisso dela com o social, com a inclusão, na busca pela reparação de uma dívida histórica, mas que a Universidade tem despertado, do ponto de vista acadêmico, para sua superação ”, ressalta.

Na programação constam conferências, mesas redondas, painéis temáticos e oficina. As atividades prosseguem até amanhã (2).

27653536_10211137652421844_800779204_o

Confira a programação completa

DIA 01/02

14h20- Conferência de abertura – Tema: Os desafios atuais ao movimento indígena: buscando contribuir na discussão sobre objetivos e estratégias/ Conferencista – Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira Filho (Museu Nacional) /Coordenação: Prof. Sérgio Muniz

15h30- 16h20 – Mesa redonda: Etnicidades e movimentos sociais

16h30- 18h – Painel Temático: relatos de experiência de lutas sociais no campo e na cidade

DIA 02/02

8h20 – Mesa redonda: Estado, Direitos Étnicos e Comunicação Popular

Profa. Alzenira Guajajara – mediadora

10h40 -12h – Articulação discente

Coordenação: representantes de turmas

14h16h30 – Oficina: “Por uma nova história, com o protagonismo indígena”

Coordenação: Prof. Dr. João Pacheco de Oliveira Filho

16h40-17h30 – Conferência de encerramento

Profa. Dra.Elizabeth Maria Bezerra Coelho

Coordenador – Prof. Sérgio Muniz

17h40- 18h20 – Encerramento da IV Etapa de tempo Universidade da Licenciatura Intercultural Indígena.

Por: Débora Souza