Alunos de Administração e organização do Trote solidário promovem ação de doação de sangue

Por em 6 de março de 2018

doacao_sangueAlunos de Administração, da Associação Atlética Acadêmica Vikins, em parceria com a organização do XVI Trote Solidário, da sala de Estudos Renato Bacelar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UEMA, promovem campanha de doação de sangue no próximo dia 10 de março.

O objetivo da campanha é sensibilizar os cidadãos para o ato de doar, assim, durante a ação espera-se aumentar a média diária de doações, com adesão de novos voluntários além do comparecimento de doadores regulares.

Segundo a coordenadora da Sala de Estudo, Katia Soares, a intenção das duas instâncias, tanto a Associação Atlética Acadêmica de Administração Vikings, quanto o XVI Trote Solidário é tentar repor o banco de sangue ludovicense do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR), que atualmente se encontra com o estoque abaixo do limite-padrão. “Nesse sentido, o estímulo a doação de sangue para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda, que é grande, é de suma importância. Existem causas pelas quais devemos nos orgulhar de lutar todos os dias.A doação de sangue é uma dela”, disse Katia.

O voluntário em participar da ação deve comparece, das 07h30 a 10h30, no dia 10, noCentro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR), localizado na Rua 5  de janeiro, s/n, bairro Jordoa, São Luís/MA, para fazer a sua contribuição ao banco de sangue.

Para doar, basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização), e pesar no mínimo 50 Kg. No dia da doação, é preciso ter dormido ao menos 6 horas, nas últimas 24 horas, estar alimentado (sem alimentos gordurosos) e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar portando documento com foto.