Colação de Grau UEMA: Mais de 450 alunos em 34 cursos se formam em São Luís

Por em 18 de março de 2018

UEMAA

A noite dessa quinta, 15, foi de celebração para mais de 450 formandos da Universidade Estadual do Maranhão, oriundos de 34 cursos de graduação da Instituição. A cerimônia de colação de grau aconteceu no Ginásio Castelinho, em São Luís.

A formanda Vitória Brasil, do curso de Administração, foi a oradora oficial dos concludentes da noite. Para ela, a colação de grau é o dia de colher o resultado de todo esforço vivido nos últimos anos. “Mas, ninguém deve acreditar que a busca do conhecimento se encerra aqui. Não se estagnem. Se mantenham ocupados, não percam uma oportunidade e não tenham medo de errar”, frisou a recém formada aos mais de 450 formandos e 1500 convidados presentes.

O paraninfo da noite, professor Flávio Trindade, do curso de direito, representou todos os paraninfos dos demais cursos. Disse ele: “minha fala terá muito sobre ‘direito’. Mas, saibam que o direito pertence a todos os cidadãos. E nós, da Universidade Estadual do Maranhão, formamos grandes cidadãos”.

O professor pediu ainda, calorosamente, que os formandos sejam exemplos de lutas e que estejam sempre do lado da verdade. “Busquem a verdade. Sigam a verdade. Sejam exemplo. Nada é mais verdadeiro que o exemplo”, frisou.

UEEEE

O representante do Governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, ressaltou que o dia da colacao de grau tem grande representação na vida de todos que têm a oportunidade de ingressar em uma universidade. “Hoje é um marco na vida de todos vocês. Saibam: vocês têm em mãos a responsabilidade de tornar esse país mais tolerante, mais pacífico e mais inclusivo”, disse Telles.

Ele ressaltou ainda que a UEMA, em toda sua história, possui pela primeira vez uma administração superior inteiramente composta por professores da Universidade e isso é muito significativo para o crescimento da Instituição.  “Vocês estão se formando em uma UEMA que está preparada para transformar esse estado, e que está em franco processo de avanço”, destacou.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Santana, no ato representando o reitor Gustavo Pereira da Costa, sublinhou que esse momento ímpar será inesquecível na memória dos formandos. “Que vocês sigam um futuro de muito conhecimento, sempre prezando com respeito ao próximo. Vivemos momentos tristes no Brasil. Por isso, depositamos em vocês a esperança de dias melhores. Que vocês tenham sempre orgulho de ser UEMA”, concluiu.

A concludente Sara Pinheiro Serra, do curso de Zootecnia, foi a juramentista oficial da solenidade. E o Mérito acadêmico foi dedicado ao aluno Kleber Abreu Marques, do curso de música. Ele obteve maior coeficiente de nota entre todos os formandos do semestre da UEMA.

A mesa diretora da cerimônia foi composta também pelo Presidente da FAPEMA, ALex Oliveira, pela secretária adjunta municipal de ensino, Maria Gaspar, no ato representando o Prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda e pelos pró-reitores Antonio Roberto Coelho Serra (Pró-Reitor de Planejamento), Gilson Martins Mendonça (Pró-Reitor de Administração0, Andréa de Araújo (Pró-Reitora de Graduação), Paulo Henrique Aragão Catunda (Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis). A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação foi representada pela professora Rita Seabra.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho