Professores da UEMA tomam posse no IHGM

Por em 18 de março de 2018

IMG_4477O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) realizou, na noite da última sexta-feira (16), no auditório da Livraria AMEI, no São Luís Shopping, a cerimônia de posse dos professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), José Bello Salgado Neto e Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, nas respectivas cadeiras N.º 44 e N.º 50, patrocinadas por Temístocles Aranha e Padre Antônio Pereira.

Os dois novos membros, realizaram os ritos de posse e posteriormente, já na condição de sócios efetivos, proferiram os seus discursos apresentando a biografia e importância da obra e trajetória do seu patrono para história do Maranhão, assim como dos antecessores na cadeira.

O professor Iran de Jesus Rodrigues dos Passos destacou, “essa etapa representa um momento de grande importância na nossa trajetória existencial. Não pretendemos viver do IHGM, pretendemos viver para ele, esperamos emprestar o contributo no sentido de melhorar a qualidade intelectual da sociedade maranhense”. O professor José Bello Salgado Neto externou o sentimento de gratidão em agora compor o IHGM.

IMG_4481O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana mencinou, “estou aqui representando a UEMA e o Magnífico Reitor, Gustavo Pereira da Costa, trago sua saudação a todos os presentes, e em especial, aos nossos professores da UEMA, novos sócios do IHGM. Tenho enorme gratidão por conviver com os professores, José Bello Salgado Neto e Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, desejo sucesso e que desempenhem um brilhante trabalho no Instituto.”

Na oportunidade, o professor da UEMA e vice-presidente do IHGM, José Augusto Silva Oliveira, padrinho dos empossados, fez a apresentação dos novos sócios e deu as boas vindas em nome do Instituto.

“Afirmo que esta Casa vos recebe com a convicção de vossas tão fortes ligações com as lides educacionais, face o amor com que exerceis o magistério e o visível prazer desse exercício extraís. A UEMA é uma instituição que há 35 anos alimenta gerações sedentos de conhecimento, portadora da educação que liberta e transforma. Portanto, julgo que universidades e associações científicas e culturais são entidades afins, que lutam por ideias comuns, que trilham por caminhos a serviço da educação e da ciência”, disse o professor José Augusto.

Compuseram a mesa dos trabalhos, o presidente do IHGM, Euges Lima; o vice-presidente, José Augusto Silva Oliveira; o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’Ana e o presidente da APRUEMA, Mivaldo Oliveira.

Por: Karla Almeida

Foto: Edson Ferreira