UEMA implanta Programa de Assistência Estudantil e Lança Manual de Assistência ao Estudante

Por em 8 de março de 2018

IMG_6547A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) deu, ontem (7), um salto extremamente positivo no campo da graduação, com a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso do Programa de Assistência Estudantil e o lançamento do Manual de Assistência ao Estudante, no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANET), Campus Paulo VI.

Como parte do processo de democratização da universidade, o programa de Assistência ao Estudante, que contempla os auxílios Creche, Alimentação, Moradia e Bolsa Permanência, diz respeito a um conjunto de ações destinadas aos alunos matriculados em cursos regulares presenciais de graduação, em todos os campi da UEMA, assegurando, com isso, a permanência e o êxito na perspectiva da inclusão social e da melhoria do desempenho na vida acadêmica.

Neste primeiro momento, a universidade oferece mil auxílios para estudantes em situação de vulnerabilidadeIMG_6525 socioeconômica, sendo 600 auxílios Alimentação, 200 auxílios Moradia, 100 auxílios Creche, e 100 bolsas Permanência. Além da concessão universal, que já existe com os auxílios financeiros em participação de eventos acadêmicos nacionais e internacionais, Restaurante Universitário gratuito no Campus de São Luís, Serviço Social e Médico, e Assessoria jurídica a diretórios e centros acadêmicos.

O reitor Gustavo Costa, que presidiu a cerimônia, disse que os auxílios irão beneficiar alunos que, de algum modo, estavam precisando de um cuidado especial da UEMA para garantir a permanência em seus cursos na instituição, em todo o estado.

Segundo Gustavo, a universidade pensou nos estudantes em condições de extrema vulnerabilidade, mas que, a partir de uma decisão do Conselho Universitário, terão condições de desenvolver seus estudos sem preocupação. “Aqueles alunos que se inscreveram e preencheram os pré-requisitos solicitados pela instituição, entre eles, não ter renda familiar e ter estudado em escola pública, são os que estarão sendo alcançados pelo programa”, esclarece o professor.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, o grande mote do programa é oferecer asIMG_6521 condições necessárias para manter o estudante na universidade. O professor explica que a necessidade de lançar os auxílios surgiu em decorrente de várias pesquisas realizadas na academia sobre a evasão dos cursos e a constatação de que muitos alunos não concluíam suas graduações porque não tinham condições. “Hoje, com o nosso Restaurante gratuito e os auxílio Creche, Moradia, Alimentação nos campi e Bolsas Permanência, queremos garantir que essa evasão diminua e que o estudante consiga finalizar seu curso”, relata o pró-reitor.

Conforme a coordenadora de Assuntos da Comunidade Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Marília Albuquerque, foi uma das mais belas iniciativas da instituição tomadas nos últimos tempos. “Eu considero os auxílios como uma semente que foi plantada pelo reitor da nossa instituição, que tem um significado de justiça social e otimismo. Essa semente vai caracterizar, na prática, dois princípios constitucionais, a dignidade da pessoa humana e o da igualdade social”, entende Marília.

Para João Batista Costa, oriundo do município de Itapecuru e aluno do 8º período do Curso de Engenharia de Pesca,IMG_6504 que foi contemplado com o auxílio Moradia, a contribuição da UEMA é importante para os alunos e vem ajudar muitos estudantes que não têm renda a custear suas despesas.  “Eu, por exemplo, não tenho rende empregatícia e, apesar de já está me formando, vejo esse recurso como uma ajuda significativa não só para mim, mas para aqueles que estão iniciando a vida na universidade. Estou bastante satisfeito porque é uma boa iniciativa da UEMA”, disse João.

O evento contou com a participação especial da Orquestra de Violão do Curso de Música da UEMA e do Coral Vozes da UNABI, além dos alunos beneficiados do Campus de São Luís e convidados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho