UEMA participa de lançamento de Editais da FAPEMA

Por em 23 de março de 2018

DSCN8639A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participou, na última quarta-feira (21), no auditório do Palácio Henrique de Lá Roque – Calhau, do plano de trabalho “Maranhão de Multiplicidades: Científico, Consciente & Cultural”, que regula as ações da Fundação para o ano de 2018, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Pela universidade, marcaram presença, o reitor Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa; a coordenadora de Pós-Graduação da UEMA,  Rita Seabra; e vários professores das diversas árias de pesquisa da instituição.

Um anúncio importante dado, durante a solenidade pelo presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, foi a ampliação das cotas de bolsas para as universidades. “É um momento de a gente comemorar e agradecer a determinação do governador Flávio Dino em continuar acreditando na ciência e tecnologia, e saber que esse investimento está diretamente ligado ao desenvolvimento socioeconômico do estado”, disse Alex Oliveira, presidente da Fundação.

Ainda, durante o evento, cinco editais foram lançados: Geração Ciência, Juventude com Ciência, Com CiênciaDSCN8636 Cultural, Artigos e Bolsa Produtividade, seguido do anúncio do aumento do número de Institutos Estaduais de Ciência e Tecnologia, que passarão de três para seis unidades, além do lançamento de três editais voltados para o ensino médio: “Geração Ciência”, “Juventude Com Ciência” e “Com Ciência Cultural”.

Para o reitor Gustavo Costa, a iniciativa da FAPEMA é de grande proveito para os pesquisadores do Maranhão, em especial, para os da UEMA. “Essa política que a FAPEMA apresenta vai ao encontro das expectativas da comunidade acadêmica. Todas as ações aqui anunciadas nos quatro eixos, que é o plano de trabalho desta instituição, alcança nosso pesquisadores em várias áreas, desde o financiamento a algumas pesquisas segmentadas, até editais de infraestrutura”, disse o professor.

Ele ainda acrescentou: “Esse programa de popularização da ciência é extremamente importante para o estado. Com isso, vejo nele diversas maneiras que a universidade tem para inserir seus pesquisadores e alunos nos diversos editais que a FAPEMA está lançando”.

Segundo a pesquisadora Alcina Vieira, professora do Departamento de Química e Biologia da UEMA, os editais lançados pela FAPEMA contribui muito para o desenvolvimento das pesquisas na UEMA. “É excelente essa iniciativa da FAPEMA, que nos dá acesso aos recursos financeiros e fortalece a pesquisa no estado, mas, especialmente, na Universidade Estadual do Maranhão”, comemora Alcina.

Também compareceram ao evento de lançamento do Plano pesquisadores, gestores de escolas, pesquisadores, professores, estudantes, secretários estaduais e representantes de movimentos sociais.

Texto: Alcindo Barros