Acadêmicos da UEMA realizam Trote Solidário

Por em 20 de abril de 2018

IMG_7948

Com o intuito de realizar um momento lúdico e integrativo, os acadêmicos e as bibliotecárias da Sala de Estudos Renato Bacelar, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram mais uma edição do Trote Solidário.

O objetivo é ajudar ao próximo, através de doações e atividades, desenvolvendo a solidariedade ao cidadão maranhense, que muitas vezes se encontra esquecido nas instituições de acolhimento. A motivação por esse ideal, identifica e caracteriza uma proposta de socialização e interação da UEMA com essa população que necessita até mesmo de uma “palavra amiga”.

Esse projeto pioneiro existe a 12 anos e foi institucionalizado como atividade de extensão da universidade. Teve início em 2006 e visa atender instituições filantrópicas com a entrega de alimentos, materiais de higiene, materiais escolar, fraldas, etc. Nesta edição foram arrecadadas mais de 2 mil alimentos.

A entrega das doações arrecadadas aconteceu do auditório do CCSA, contemplando a Creche Sonho de Criança e a Casa Antônio Bruno, com direito a muitas brincadeiras, diversão, brindes e lanche para as 280 crianças da Creche.

Neste ano, a equipe de voluntários incluíram calouros e veteranos dos Curso de: Ciências Sociais, Administração, Direito, CFO Polícia, CFO Bombeiro, Química, Pedagogia, Biologia.

IMG_7962Para uma das coordenadoras do projeto, Kátia Soares, “O Trote proporciona uma tarde lúdica, com a contação de histórias, brincadeiras e lanche, essas atividades são desenvolvidas para que a criança possam se sentir bem. Nós, já atendemos mais de 45 instituições e com isso, alcançamos o objetivo de contribuir significativamente com a sociedade maranhense. Além disso, essas crianças podem conhecer a estrutura da universidade, despertando um olhar diferenciado para a UEMA”.

“Essas atividades ajudam na formação da cidadania dos acadêmicos envolvidos, mostrando a importância de ser solidário e valorizar o que você pode proporcionar ao próximo. Isso é muito gratificante, pois engrandece o cidadão e desenvolve o progresso”, destacou a outra coordenadora do Trote, Roseane Silva.

As Instituições até hoje atendidas foram: Lar de José, Casa de Apoio Criança Feliz (Hospital Aldenora Belo), Lar Terapêutico, Solar de Outono, Casa Sonho de Criança, Creche Tia Gaúcha, Igreja São João Calábria, Escola de deficientes visuais do Maranhão (Escola de cegos), Associação de moradores do Anjo da Guarda, Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor Casa da Família, Creche Catulinha, Lar Calábria e Creche Madalena Silveira.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho