Alunos do curso de Música da UEMA visitam a exposição do fotógrafo Walter Firmo

Por em 2 de abril de 2018

Alunos do curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) tiveram a oportunidade de visitar a exposição “Brasil que merece o Brasil” do artista Walter Firmo, dedicado a celebrar a grandeza do negro na cultura.

IMG-20180322-WA0059

(Foto: Magno Roberto)

Passeando por vários aspectos, desde o fotojornalismo até o viés surrealista, indo da abstração, as paisagens e até o retrato. Para a curadora Paula Porta, esta exposição focou em uma das especialidades dos artista: a negritude.

Segundo Paula: “O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. Esta exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a um dos maiores fotógrafos do país”.

IMG_20180322_183241_1

(Foto: Magno Roberto)

A exposição é uma forma de reconhecimento a história da cultura negra ao país e suas diversas facetas culturais: “A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter.”, destacou a curadora.

Sobre a exposição

De acordo com Paula Porta, as imagens de Walter Firmo captam vários significados e carregam uma beleza e produzem no espectador uma sensação de euforia.

São cerca de 170 fotografias que destacam grandes figuras brasileiras como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Joaozinho Trinta, Clementina de Jesus, Arthur Bispo do Rosário, assim como anônimos, que o fotógrafo faz parecerem familiares.

Sobre o autor

Walter Firmo é um dos maiores fotógrafos de Brasil, reconhecido nacional e internacionalmente, premiado diversas vezes. Seu trabalho foi levado a muitos países, mostrando um Brasil extraordinário.

Em sua carreira foi contemplado por prêmios como:

– 1963 – Prêmio Esso de Reportagem, por Cem dias na Amazônia de ninguém
– 1973 a 1982 – 7 vezes – Concurso Internacional de Fotografia da Nikon
– 1985 – Golfinho de Ouro

A exposição “Brasil que merece o Brasil” está disponível no Centro Cultural Vale Maranhão, localizada na Av. Henrique Leal, 149, Centro, e a entrada é gratuita.