Após anos de seca, Maranhão apresenta um volume de chuva acima do normal


Por em 26 de abril de 2018



chuvaNos primeiros meses desse ano, chuvas intensas atingiram o Maranhão, causando sérios problemas, como as enchentes que deixaram diversas famílias desabrigadas no estado.

Mas de fato, está chovendo mais em 2018 que nos anos anteriores? De acordo com dados apresentados pelo Laboratório de Meteorologia, da Universidade Estadual do Maranhão, sim. “Em grande parte do estado esse volume de chuva está ultrapassando a normalidade. Além disso, nos anos anteriores (2012 a 2016), o Maranhão passou por um período de seca, com um regime pluviométrico abaixo do normal, o que contribui para essa sensação de que está chovendo excessivamente”, explica Marcio Eloi, meteorologista do LABMET

Usando São Luís como exemplo, o índice de chuvas registrado em uma das estações instalada na capital nos meses de janeiro, fevereiro e março desse ano foram de respectivamente 332, 75 mm, 433,8mm e 345,02mm A média para esses meses é de 244 para janeiro, 377 para fevereiro e 428 para março. Até a metade de abril, choveu em São Luís cerca de 60% do esperado para o mês inteiro.

Existem diversas causas para o aumento das chuvas registradas no Maranhão esse ano. No centro norte do estado, por exemplo, elas se devem a uma boa atuação da zona de convergência intertropical, que é um sistema que se forma ao longo do Atlântico pela convergência dos ventos alísios provenientes do Hemisfério Norte e do Hemisfério Sul. Além disso, este ano está registrando também boa atuação do fenômeno La niña no Pacífico. “Durante o La niña passa a predominar os ventos ascendentes (debaixo para cima) no nordeste do Brasil. Esses ventos dão carona para que o vapor d’agua, para as gotículas de agua que estão próximos ao oceano, subam para as nuvens e alimentem o sistema”, esclarece Eloi.

Já o centro sul do estado sofre influencia da zona de convergência do atlântico sul, que pode ser explicada como o transporte da umidade que existe na Amazônia ou nos oceanos para o sudeste do Brasil. Durante o caminho, essa zona de umidade passa pelo sul do estado, causando chuvas.

Previsão

Segundo os meteorologistas, a previsão é que as chuvas no centro norte do estado deverão continuar até meados de junho. Após esse mês, tem inicio o período de transição da estação chuvosa para a seca, onde há uma diminuição das chuvas, que ocorrem de forma esporádica.

No centro sul do estado as chuvas devem começar a declinar a partir da segunda quinzena de maio, dando inicio a estação seca.

Por Polyanna Bittencourt
Foto: Rafael Carvalho



Últimas Postagens