Curso de Direito da UEMA comemora 10 anos e ocupa posição de destaque nacional


Por em 25 de abril de 2018



direito uema

O curso ficou em 14º lugar no ranking nacional de aprovados na segunda fase do 24º Exame de Ordem do Brasil, à frente, inclusive, de instituições renomadas.Veja o ranking nacional aqui.

A Universidade Estadual do Maranhão celebra, no mês de Maio, os dez anos do curso de Direito com posição de destaque nacional.

No último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os alunos do curso de Direito tiveram índice de aprovação de 71,43%, ficando em 14º lugar nacional, à frente de instituições de renome como a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). No âmbito Norte e Nordeste, a UEMA ocupou o 5º lugar em índice de aprovação.

No Maranhão, a UEMA foi a única a posicionar-se no ranking das 30 melhores instituições do Brasil. Ocupando, dessa forma, primeiro lugar isolado em aprovação da OAB dentre os cursos de Direito no estado.

“Ficamos felizes e gratificados com esse resultado. Esse foi o melhor índice de aprovação dentre as instituições de ensino superior do Maranhão. E esse posicionamento em destaque no estado tem se repetido nos últimos anos. Lembrando que o curso de Direito da UEMA tem apenas 10 anos de existência. Sinto muito orgulho de ser UEMA e compartilho dessa vitória com todos os envolvidos no processo”, frisou o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles destacou: “Existe uma explicação lógica para este enorme sucesso em tão pouco tempo: trabalho constante, seriedade e inteligência da Administração Superior da UEMA, da Direção do Curso de Direito, dos docentes e dos alunos”.

Por sua vez, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, parabenizou a Instituição pelo desempenho do curso de Direito e frisou que o resultado expressivo não surpreendeu, pois a qualidade do ensino ofertado é alta. “Não nos surpreende o resultado tão expressivo alcançado pelo curso de Direito da UEMA, no Exame de Ordem.  Afinal, sabemos do nível profissional dos colegas professores que ministram aulas no referido curso, da preocupação da direção  da UEMA em ofertar um ensino de qualidade e dos investimentos feitos pelo governo para transformar a educação do Maranhão, em todos os níveis. Então, quero parabenizar a todos os alunos aprovados pelo desempenho, e expressar o meu orgulho em o nome do curso de Direito da Uema entre os melhores do país”, pontuou.

Veja o ranking nacional aqui.

Caminhos traçados

Para alcançar esse expressivo resultado, a Universidade trilhou um caminho pautado no ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura adequada.

De acordo com a Diretora do Curso de Direito da UEMA, Jaqueline Demétrio, a Instituição, de uma forma geral, desde o Reitor, aos diretores de curso, chefes de departamentos, funcionários e principalmente professores, em sua maioria doutores e mestres, têm se empenhado, em um esforço coletivo, na melhoria da qualidade do ensino.

Contudo, segundo ela ressaltou, não bastaria ter a melhor estrutura física e melhor corpo docente se não houvesse o interesse dos alunos de Direito da Instituição. “Podemos colocar no topo da pirâmide o esforço, o interesse, a dedicação e o amor pela instituição que nossos alunos demonstram ter. Esse orgulho é latente. Um ambiente como o qual nós vivemos no curso de Direito, sadio e prazeroso, tem se refletido nos índices de aprovação do Exame da Ordem”, sublinhou.

Desde os primeiros períodos, os professores do curso de Direito da UEMA estimulam, incentivam e cobram que os nossos alunos tenham a vivência da ciência. Eles desenvolvem pesquisas que culminam na elaboração de artigos científicos, com isso, o curso uma elevada produção intelectual. Há ainda importantes grupos de estudos no curso de Direito da UEMA.

Outro fato a se destacar é que os discentes começam a ser aprovados no exame da Ordem de forma prematura, a partir do sétimo período. “Não são somente os alunos que estão já saindo do curso. Muitos fazem o exame antes, para que possam se dedicar à pesquisa que culminará em suas monografias”, ressaltou Jaqueline Demétrio.

A UEMA está em fase de elaboração de uma Pós-Graduação em Direitos Humanos, que está sendo elaborada pelo professor pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), Thiago Alisson Cardoso de Jesus, um dos destaques acadêmicos, entre tantos outros docentes do curso. “Todos os nossos professores são comprometidos com a academia, tanto no âmbito do ensino, pesquisa e extensão quanto na prática”, mencionou a diretora do curso.

Acesso ao mercado de trabalho

O acesso rápido ao mercado de trabalho, o êxito em concursos públicos e o ingresso em importantes escritórios de advocacia também podem ser mensurados como dados relevantes do curso de Direito da UEMA.

Esses índices alcançados nos últimos anos, não começam no exame da Ordem, como afirmou Jaqueline Demétrio. “Nossos alunos têm se destacado desde o ambiente de estágio, por meio dos processos seletivos que instituições jurídicas do Maranhão promovem. As vagas são ocupadas, em grande parte pelos nossos alunos. Essa é a vivência prática da formação acadêmica dos nossos discentes”, disse.

A gestão superior da UEMA, associada ao capacitado corpo docente do curso de Direito, se empenham para que os índices relevantes apresentados pelos alunos de Direito seja ainda maiores a cada ano. A Instituição investiu em laboratórios de informática e está vias de implementação do Núcleo de Práticas Jurídicas, por meio de convênios com o Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública e outros órgãos jurídicos importantes que fortalecem ainda mais o aprendizado do aluno.

Veja aqui a lista dos alunos da UEMA aprovados na segunda etapa do 24º Exame da Ordem (Campus Paulo VI)

Por: Walline Alves

Arte: Carlos Augusto



Últimas Postagens