NOTA DE ESCLARECIMENTO – Funcionamento do Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchoa Lopes”

Por em 23 de abril de 2018

logo da UEMA

A propósito da Nota da Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Maranhão – ANCLIVEPA/MA, encaminhada a esta Universidade em 18 de abril do presente ano, e repercutida em alguns veículos de comunicação, tendo como objeto o funcionamento do Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchoa Lopes”, a UEMA esclarece:

A saber, o Hospital Veterinário Universitário “Francisco Edilberto Uchoa Lopes” tem como primordial função promover o pleno desenvolvimento acadêmico por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

A efetiva prestação de atendimento a animais, no âmbito do Hospital Veterinário, tem o condão de possibilitar a experimentação de novas tecnologias e procedimentos, a elaboração de protocolos técnicos, além da formação, educação e aprimoramento permanente de discentes e docentes da Universidade Estadual do Maranhão.

Portanto, esta Universidade, contrariamente do que pretende fazer crer a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Maranhão – ANCLIVEPA/MA, não disponibiliza assistência/serviço público hospitalar para animais. Vem, isto sim, cumprindo regularmente sua missão institucional, dentro dos parâmetros da legalidade e dos preceitos constitucionais e estatutários da autonomia acadêmica.

Por meio do Hospital Veterinário Universitário, realiza-se um trabalho de amplo alcance, que vai além do processo de formação profissional, mas que engloba o progresso da ciência e da saúde coletiva.

O modelo de financiamento do Hospital é legal e legítimo, amparado na Carta Magna e ratificada pela Lei Federal n.º 13.243/2016 – Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo praticado pela maioria das IES públicas que pretendem a excelência e a relevância social de suas ações.

Por fim, a Universidade Estadual do Maranhão reafirma o respeito às instituições representativas, colocando-se sempre à disposição para novos esclarecimentos e para o debate ético e construtivo, que vise o fortalecimento da educação superior no Estado do Maranhão.

Reitera, ainda, por oportuno, o seu compromisso com o interesse público, e apenas este, com a fiel observância aos princípios constitucionais, às leis e às normas emanadas de seus Conselhos Superiores, bem como com um modelo de gestão transparente e profissional, tal como implementado pelo Hospital Veterinário Universitário.

Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís, 20 de abril de 2018.

Prof. Dr. Gustavo Pereira da Costa