Turma da UNABI|UEMA 2018 tem aula inaugural

Por em 3 de abril de 2018

IMG_7342

Na tarde dessa segunda, 02, a Universidade Estadual do Maranhão , por meio da pró – reitoria de extensão e assuntos estudantis (PROEXAE), realizou a aula inaugural das turmas de 2018 do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional (UNABI).

Neste ano, os municípios de São Luís, Bacabal, Barra do Corda, Balsas, Codó, Coelho Neto, São José dos Patos, Pedreiras, Presidente Dutra, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Timon e Santa Inês terão polos da UNABI|UEMA, totalizando 13 cidades. Mais de 800 alunos se inscrevam nas turmas de 2018. No polo de São Luís, Campus Paulo VI, todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas.

Esses dados evidenciam que a Universidade acolheu da melhor maneira os alunos da terceira idade, segundo a coordenadora geral da UNABI, Efigênia Magda Oliveira. “A UEMA é, certamente, o lugar de vocês”, enfatizou aos alunos durante a aula inaugural.

Na solenidade de abertura das turmas de 2018, estiveram presente ainda o  pró-reitor da PROEXAE, Paulo Catunda, como representante do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o defensor público e diretor da escola superior de defensoria pública, Cristiano Matos de Santana, no ato representando o defensor público geral do estado, Werter Lima Junior e o promotor titular da promotoria da defesa do idoso, Augusto Cutrim Gomes.

unabi4

Paulo Catunda, frisou acerca da importante rede de relacionamento criada entre UEMA e órgãos públicos, após a criação da UNABI. “É uma felicidade para nós criar essa rede de relacionamento com entidades tão importantes para o idoso”, disse o pró-reitor da PROEXAE.

IMG_7367

A palestra de abertura teve como tema “aceitação da velhice na atual sociedade”, e foi ministrada pela terapeuta ocupacional, Maria José rios de Souza.

IMG_7331

A orquestra de violões da Escola de Música do Maranhão, que tem alunos do curso de música dessa IES, em sua composição, e o coral da UEMA “Vozes da UNABI”, se apresentaram ao público.

IMG_7321

Sobre a UNABI

IMG_7358

O Programa Universidade Aberta Intergeracional (UNABI), objetiva promover atividades socioeducativas que oportunizem a formação continuada, inserção social e qualidade de vida da pessoa idosa, aprimorando seus conhecimentos e contribuindo para a elevação dos níveis de saúde física, mental e social, além de aproximar e promover a interação entre a Universidade e outras gerações. Podem se inscrever no Programa, pessoas a partir dos 50 anos de idade.

Se interessou pelo Programa? Fique atento aos próximos editais de inscrições no site da UEMA ou da PROEXAE (http://www.proexae.uema.br/)

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho