UEMA celebra seus 20 anos de Educação a Distância em todo o Maranhão

Por em 9 de abril de 2018

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) celebra 20 anos disseminando cursos na modalidade de Educação a Distância. Para marcar esta conquista a UEMA, por meio do seu Núcleo de Tecnologia para Educação (UEMAnet), estará realizando até o mês de junho, em vários municípios do estado, workshops visando refletir e discutir as contribuições da EaD UEMA nesses 20 anos.

“Estaremos provocando um amplo debate junto à comunidade acadêmica dos municípios onde a UEMA se faz presente, refletindo sobre as oportunidades geradas pelas ações da EaD nesses 20 anos de história e incentivando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras que possam dar mais dinamicidade ao ensino” afirmou a Profa. Ilka Serra, Coordenadora Geral do UEMAnet.

Serão 35 workshops que somarão uma carga horária de 40 horas, cujas datas encontram-se indicadas na figura abaixo. Além disso, serão promovidos três minicursos, realizados por meio da plataforma virtual. Esses eventos são direcionados a estudantes, professores e demais profissionais que atuam na área da educação.

História

Em 1998 a UEMA criou o Programa para formação de professores leigos que atuavam na rede pública de ensino do estado do Maranhão. Assim nascia o Núcleo de educação a Distância (Nead), que posteriormente veio a se transformar no Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet).

Inicialmente, o acompanhamento dos alunos era feito através de uma central telefônica. As videoaulas eram gravadas em uma pequena sala e geradas via satélite para os municípios do Maranhão.

Em 2001 a EAD UEMA foi credenciada pelo MEC, sendo a 8ª IES pública do Brasil e primeira do Nordeste a receber esse credenciamento. O primeiro curso de Bacharelado a distância da UEMA foi em Administração, fomentado pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Hoje, a UEMA ao completar 20 anos, vem disponibilizando cursos na modalidade de educação a distância abrangendo três níveis de ensino: Técnicos, Graduação e Pós-Graduação.

A UEMA por meio do UEMAnet também oferece suporte tecnológico e logístico aos cursos a distância e também, aos presenciais.

É a UEMA a serviço da sociedade maranhense: diminuindo distâncias e construindo história.

Sem título