UEMA inaugura Laboratório no Curso de Arquitetura e Urbanismo

Por em 11 de abril de 2018

IMG_7629Como motivação da pesquisa acadêmica na graduação, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), inaugurou nessa terça-feira (10), no segundo piso do prédio de Arquitetura e Música, Rua da Estrela-Centro, um moderno Laboratório da Habitação e Inovação, o LabHab + Inovação, que será chefiado pela professora doutora Andréa Duailibe.

O LabHab + Inovação visa promover o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político, a fim de permitir uma interação transformadora entre a universidade e os demais setores da sociedade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, em um ambiente multidisciplinar integrador de diferentes saberes, dando prioridade à formulação de alternativas para as demandas sociais habitacionais, urbanas e ambientais que apontem para a inclusão social.

O espaço objetiva, ainda, integrar a rede de Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Maranhão, e tem como meta inserir-se, de forma consistente, no universo de pesquisas arquitetônicas e ambientais, com a pretensão de estabelecer e estreitar a conexão do Curso de Arquitetura e Urbanismo com os demais cursos da UEMA, dando ênfase nas pesquisas de impacto socioambiental.

Conforme explica o reitor Gustavo Costa, o LabHab+Inovação foi uma iniciativa de professores e estudantes, que apresentaram um modelo muito interessante em parceria com empresas do setor da construção civil, juntamente com a UEMA, tornando, assim, realidade sua implantação, o que prova que esta aproximação da universidade com o setor empresarial produtivo é absolutamente necessário para que projetos tenham o êxito que todos esperam. “O LabHab surge como um espaço de pesquisa de formação profissional para o aprimoramento da qualificação dos futuros arquitetos urbanistas. Esta é a expectativa da UEMA e, por isso, nos sentimos felizes em inaugurar o laboratório juntamente com os professores e representantes das instituições parceira – os amigos da UEMA –, que IMG_7613reconhecemos publicamente”, declara o professor Gustavo.

A professora Andréa disse que depois de uma árdua luta conseguiram consolidar a ideia de implantar o laboratório que ela e os alunos desejavam. “Para nós acadêmicos do Curso de Arquitetura, o LabHab tem uma importância muito grande, no que diz respeito a concretização de nossos propósitos em alinhar o tripé, ensino, pesquisa e extensão, na medida em que os alunos que estão em salas de aula estão sendo automaticamente inseridos em grupos de pesquisa”, revela Andréa.

Nesse sentido, continua ela, o laboratório se consolida como uma estrutura física e pessoal, voltada à realização de pesquisas e extensão em arquitetura e urbanismo, ao fomento de parcerias e cooperação interinstitucional para a realização de estudos em habitação e ambientes urbano e rural, à realização de estudos de tecnologias construtivas de baixo impacto, à aplicação de metodologias de projeto participativas inovadoras, à realização de estudos comparados, à aplicação de metodologias de concepção colaborativa.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, que na solenidade fez o seu discurso representando os demais parceiros presentes, esclareceu que a aproximação do setor produtivo com a academia é importante, porque segundo ele, os estudantes formados pelo Curso de Arquitetura são os que abastecem as suas empresas e são os que pensam a cidade. “Então, isso nos traz uma satisfação muito grande. Era muito distante a academia, a gente sempre reclamou que os alunos saiam da universidade e não tinham uma vivência com as empresa. O nosso maior objetivo é a inserção desses atores na participação do dia a dia do setor produtivo até ser um futuro empresário”.

Na ocasião, as empresas parecerias foram homenageadas com um troféu intitulado “Os amigos da UEMA”, entregues pelo reitor Gustavo Costa e pela professora Andréa Duailibe aos seus representantes. São elas: Sinduscon-MA, H2O Quality, Canopus Engenharia, Potiguar, Centro Elétrico, JPS Corkgroup Brasil, Cemafi Representações e Brasil Mármores, e Vidros.

Participaram da solenidade, o vice-reitor, pró-reitores, professores, estudantes, e convidados.

MOsaico2

Texto: Alcindo Barros