UEMA inaugura livraria aberta à comunidade no prédio de História

Por em 10 de abril de 2018

IMG_7405Na manhã desta terça-feira (10), a Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Editora UEMA, inaugurou, no prédio do Curso de História-Praia Grande, a Livraria da UEMA, inicialmente com 132 títulos e cerca de 2 mil exemplares, que serão vendidos  à comunidade acadêmica e ao público em geral.

Para o reitor Gustavo Costa, a Livraria é um espaço humanizado e de difusão do conhecimento produzido na UEMA. “Nós temos aqui nossos pesquisadores, estudantes e pesquisadores convidados, que serve como um fator de visibilidade para a nossa produção científica”, destaca o reitor. O professor Gustavo lembra que essa iniciativa era um sonho antigo da comunidade universitária, de conseguir um local que pudesse assegurar a promoção das obrasIMG_7440 dos professores da universidade. E Conclui: “Espero que a Livraria sirva como um instrumento de reafirmação da relação da UEMA com a comunidade e, que, possamos aqui, receber estudantes e pesquisadores, que venham conhecer o que está sendo produzido na instituição nos últimos anos”.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, declara que a Livraria cumpre a função de difundir a produção acadêmica, que é desenvolvida e financiada por intermédio da Editora UEMA. “Esse era um outro desafio pensado por esta gestão que, além de manter a Editora, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, como uma forma de valorização e difusão da nossa produção acadêmica, criar um espaço comercial para a Editora, através de vendas via contato com o seu site, e, agora, por intermédio de uma loja própria da UEMA”. Explica Marcelo.

Segundo o chefe de Editoração da EDUEMA, Cláudio Castro, todos os livros expostos na Livraria, hoje, estão ligadosIMG_7402 às áreas do conhecimento, majoritariamente, no campo das humanas, como por exemplo, Letras, História, Geografia e Ciências Sociais. Ele acrescenta, ainda, que todas as publicações são de autoria de professores e pesquisadores da instituição.

“A Livraria tem uma função importante na questão da produção acadêmica da universidade. Ela não é a Editora, ela é a parte exterior, a parte que liga tudo que se faz academicamente na universidade com o público externo que não conhece o que produzimos”, disse o professor Cláudio. E acrescentou: “A Livraria que vende as obras expostas, funciona também como um espaço de leitura para a população usuária”.

Participaram da solenidade, o vice-reitor Walter Canales; os pró-reitores Gilson Mendonça (PRA); Roberto Serra (PROPLAN); Andréa de Araújo (PROG), e Paulo Catunda (PROEXAE); a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar; diretores de centros da capital e interior e convidados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho