UEMA reúne Conselhos Superiores no Centro Histórico

Por em 9 de abril de 2018

IMG_20180409_115102449Durante dois dias, iniciando-se hoje (9), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) reúne no auditório dos Cursos de Arquitetura e Música-Centro Histórico, os Conselhos Superiores, onde estão sendo discutidos assuntos da mais alta relevância para o crescimento da instituição.

Preside as reuniões, o reitor Gustavo Costa; acompanhado do vice-reitor Walter Canales Sant’Ana; dos pró-reitores Andréa de Araújo (PROG); Marcelo Cheche (PPG); Gilson Mendonca (PRA); Paulo Catunda (PROEXAE); Roberto Serra (PROPLAN); e de conselheiros dos diversos campi da UEMA no interior do estado.

De acordo com o reitor Gustavo, nestas reuniões são aprovados pontos de pauta importantes de interesse da universidade, entre eles, a Prestação de Contas do Exercício de 2017, com parecer positivo da Secretaria de Transparência e Controle, e da auditoria interna da UEMA, que mostra uma marca de execução de 88,5% do orçamento da universidade, por sinal, um ato histórico.

Ele informa que no dia de hoje também foram aprovadas resoluções que aumentam a quantidade de bolsas do Programa de Extensão, de Mobilidade Acadêmica no âmbito da graduação, de Preceptoria e do Programa Pró-Aprender, todas com valores definidos e sua quantidade fixada.

O reitor destacou, ainda, a aprovação do Programa de Orientação para a Aposentadoria, o Pró-Aposentadoria, como um grande avanço, no sentido de uma maior atenção aos servidores, professores e técnicos. “Hoje nós aprovamos no CAD o programa de orientação para aposentadoria, o Pró-Aposentadoria, que visa preparar os nossos servidores, docentes e técnicos administrativos para esse processo de aposentadoria”, esclarece o professor.

Gustavo disse que a aprovação desse programa tem como objetivo cuidar das pessoas, entendendo que há um grupo de professores e técnicos que já caminha para a proximidade da aposentadoria “e, de nossa parte, como instituição e vários setores envolvidos, capitaneados pela PRA, ligados a um conjunto de projetos que compõem a um programa de palestras, cursos, vivência, workshops, que tem como finalidade informar, esclarecer e orientar, inclusive, para a vida após a aposentadoria”.

As reuniões serão concluídas amanhã, com a homologação das matérias pelo Conselho Universitário (CONSUN).

Texto: Alcindo Barros