Aluno do Campus Caxias é aprovado em curso na USP

Por em 7 de maio de 2018

alunocaxiasuspUm aluno de Biologia da UEMA Campus Caxias conseguiu um feito inédito na história do curso na Instituição. Ele foi selecionado para participar da oitava edição do Curso Botânica no Inverno da Universidade de São Paulo (USP).

Antônio Edmilson Camelo Júnior, acadêmico do 9º período, foi o único maranhense a ser aprovado neste curso de Inverno. O aluno é bolsista de Iniciação Científica da UEMA/FAPEMA e desenvolve trabalhos no Laboratório de Biologia Vegetal (LABIVE). O curso que fará na USP será realizado de 9 a 27 de julho de 2018.

O objetivo do curso de extensão universitária realizado pela USP surgiu da necessidade de integrar os pós-graduandos das diversas especialidades de pesquisa do Departamento de Botânica, bem como divulgar de maneira mais abrangente o trabalho realizado neste departamento. Isso visa acolher alunos e potenciais pesquisadores de todo o Brasil a seu corpo discente. O público alvo do projeto são alunos recém graduados ou que estejam no último ano de graduação. Eles podem ser de qualquer área do conhecimento.

AlunoseprofessorescaxiasDe acordo com o professor Gonçalo Mendes da Conceição, orientador do acadêmico, a aprovação ocorreu por causa de um conjunto de pré-requisitos: o bom currículo; a localização da instituição de ensino; ser bolsista de Iniciação Científica; ter participado de eventos científicos sobre Botânica e Biologia.

Atualmente o acadêmico desenvolve um trabalho de caracterização molecular de bacurizeiros (Platonia insignis) no Leste do Maranhão. Vale ressaltar que no LABIVE alunos de diversas disciplinas ligadas à Botânica desenvolvem pesquisas. Esses trabalhos são feitos em parceria com o Laboratório de Genética e Biologia, também no Campus de Caxias.

O Professor Gonçalo considera a aprovação de Antônio Edmilson uma grande vitória para UEMA/Caxias. Ele informa que alguns alunos já tinham participado de seleções anteriores sem êxito. É importante ressaltar que é a primeira vez um aluno do Campus Caxias participa deste curso. Para ele, a aprovação do Edmilson representa também uma forma de incentivar os acadêmicos, não só da UEMA, mas de outras instituições de ensino superior do Maranhão.

Por: Emanuel Pereira