Cônsul de Diplomacia Pública dos EUA e gestores da UEMA reuniram-se na reitoria


Por em 10 de maio de 2018



IMG_8279

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor, Walter Canales Sant´ana, o Assessor para Relações Internacionais da UEMA e Adviser da EducationUSA, Thales de Andrade e a professora da UEMA e Adviser da EducationUSA, Denise Pereira, reuniram-se nesta quinta, 10, na reitoria da UEMA com o Cônsul de Diplomacia Pública, Daniel Stewart  e o Especialista em Diplomacia Pública,  Stuart Alan Beechler, ambos do Consulado Geral dos Estados Unidos, em Recife.

O encontro deu início ao diálogo para alinhamento de interesses institucionais, que visam, sobretudo, ao rompimento da barreira do idioma inglês. “Esse é um caminho sem volta, pois uma universidade não pode ser isolada do que acontece no restante do mundo. Precisamos romper barreiras e formar redes cada vez mais fortes e amplas”, frisou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

O vice-reitor Walter Canales destacou que a UEMA questiona-se sempre acerca do pode fazer, com ações concretas, para contribuir para a formação de uma geração bilíngue não só na universidade, como no ensino básico também, por meio de projetos de extensão, por exemplo.

Esse encontro, segundo o Cônsul de Diplomacia Pública, Daniel Stewart  pode promover muitas oportunidades, de alto nível, aos acadêmicos da UEMA nos Estados Unidos.

Após a reunião, o Cônsul foi à sede do Escritório da EducationUSA no Maranhão, que funciona no Campus da UEMA, em São Luís.

IMG_8301

+ Cidadão do Mundo

Gestores da UEMA e o Cônsul, Daniel Stewart, participarão nesta sexta e sábado do evento “+Cidadão do Mundo: Intercâmbio de Experiências e Oportunidades”, no Palácio Henrique de La Roque. O “+ Cidadão do Mundo” está sendo promovido pela SECTI- Secretaria da Ciência,Tecnologia e Inovação do Governo do Estado.

O Assessor para Relações Internacionais da UEMA e Adviser da EducationUSA, Thales de Andrade, ministrará neste sábado, 11, das 14h às 17h, o workshop: Quer estudar nos Estados Unidos e não sabe por onde começar?”.  As vagas limitadas sujeitas à disponibilidade, por ordem de chegada.

Assessoria para Relações Internacionais – ARI

A Assessoria de Relações Internacionais do Gabinete da Reitoria  da UEMA foi criada em 2015 para desenvolver, orientar e promover a internacionalização da Universidade Estadual do Maranhão.

A ARInternacionais irá realizar diversas atividades nas seguintes áreas de atuação: Divisão de Acordos de Cooperação Internacional e Divisão de Mobilidade Internacional (DMI). Suas ações são: propor e disponibilizar regulamentações que visem otimizar o processo de internacionalização; realizar e acompanhar ações processuais que visam celebração de acordos internacionais de cooperação; apoiar a realização de estudos presenciais de idiomas no exterior ou na própria UEMA; orientar docentes, discentes e técnicos administrativos a realizarem estudos, intercâmbio e estágio no exterior; executar ações de incentivo a aquisição de proficiência em língua estrangeira tais como a operacionalização do Inglês/Francês sem Fronteiras e do módulo preparatório do TOELF-ITP na instituição; atuar como Centro Aplicador do TOEFL-ITP coordenado pelo Programa Idiomas sem Fronteiras; apoiar o programa de língua portuguesa para estrangeiros; entre outros.

Interessou-se pela ARI? Conheça aqui o hotsite dessa Assessoria!

Por: Walline Alves

Foto: Luís Paulo



Últimas Postagens