Curso de Direito da UEMA completa 10 anos e é homenageado na Assembleia Legislativa

Por em 23 de maio de 2018

01Numa Sessão solene, realizada no Plenário Nagib Haikel, da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Curso de Direito (São Luís) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi homenageado na manhã desta quarta-feira (23), através do requerimento de autoria do deputado Rafael Leitoa, em parceria com o deputado Roberto Costa, pelos seus 10 anos de fundação.

Na ocasião, o ex-diretor do Curso, professor Flávio Andrade Jerônimo foi homenageado com a Medalha ao Mérito02 Legislativo “Manuel Beckman”. Ainda na cerimônia, foi entregue uma placa para 11 personalidades que, ao longo desses 10 anos, contribuíram com o desenvolvimento do Curso.

Segundo o reitor Gustavo Costa, é com grande satisfação que a UEMA recebe a homenagem da Assembleia Legislativa, em relação ao Curso de Direito, pelos 10 anos de existência. “Nós nos orgulhamos muito dos resultados que esse Curso vem obtendo. E como um exemplo, posso citar o desempenho dos nossos alunos no exame da Ordem dos Advogados”, aponta o reitor.

O deputado Rafael Leitoa informa que se sente honrado em tomar a iniciativa de fazer uma homenagem ao Curso de03 Direito da UEMA, pelos 10 anos de serviços prestados à sociedade maranhense. “É um Curso exitoso, reconhecido nacionalmente, e, nesse contexto, aproveitamos a oportunidade para solicitar sua interiorização, com vistas oferecer mais oportunidade à nossa juventude, que necessita de uma educação de qualidade, o que podemos encontrar no Curso de Direito da UEMA”, disse Rafael.

Para Flávio Trindade, a homenagem é justa e revela a importância do Curso não só para o Maranhão, mas para todos os estado da federação que tiverem o interesse em fazer essa graduação na UEMA. “Em apenas 10 anos, nós conseguimos o melhor Curso de Direito do Estado. Então, sinto-me realizado, e a homenagem é justa, não só para mim, mas para toda a Universidade Estadual, que está de parabéns”, revela Flávio.

De acordo com a diretora do CCSA, Helciane Araújo, o que a universidade está presenciando com o Curso de Direito04 é uma grande vitória. Ela esclarece que numa universidade pública, em um contexto político atual em que o Brasil está vivendo atualmente “a gente consegue superar os obstáculos e se destacar, então, só pudemos ficar muito felizes por esta homenagem. E, ainda, entendo que é um marco na história do direito na academia. Vejo uma resposta positiva da sociedade, que está dizendo que reconhece o Curso da UEMA”, ressalta Helciane.

A diretora do Curo de Direito afirma que recebe a homenagem da Assembleia Legislativa como uma certificação pelo trabalho que vem sendo realizado durante esses 10 anos. “Esse credenciamento se deve a grande repercussão que 05nós temos na aprovação da OAB. Hoje, tivemos o resultado do 24º Exame da Ordem, onde logramos o êxito na aprovação de quase 72% dos nossos alunos, e isso não se faz do dia para a noite, é preciso muita dedicação em pesquisa, extensão e modernas formas de atuar em sala de aula e, obviamente, fazer com que os estudantes despertem para o conhecimento”, revela Jaqueline.

O Curso de Direito foi criado em 29 de março de 2006, e teve autorização para funcionamento, em São Luís, no ano de 2008, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Paulo VI.

Atualmente, o corpo docente é composto por professores efetivos, mestres e Doutores. A primeira turma concluiu o06 Curso em 2012, e teve a primeira participação no Exame da OAB, na VII edição, com 7 inscritos.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho