Dia Mundial de Fascínio pelas Plantas é realizado em Caxias

Por em 21 de maio de 2018

Alunos e professores do Curso de Botânica realizaram em Caxias, na última sexta-feira (18), atividades referentes ao “Fascination of Plants Day” (Dia Mundial de Fascínio pelas Plantas). No evento houve exposição de plantas e trabalhos desenvolvidos pelos alunos e o local escolhido foi a Praça Duque de Caxias, Morro do Alecrim, em frente ao CESC/UEMA.

20180518_165711

(Foto: Emanuel Pereira)

Esse movimento possui abrangência mundial e é organizado pela Organização Europeia de Ciência Vegetal e promovido pela European Plant Science Organization (EPSO). Por todo o mundo, nesse dia, ações são elaboradas para chamar a atenção das pessoas sobre o misterioso mundo das plantas e sua importância para questões fundamentais do planeta.

O objetivo da exposição é sensibilizar as pessoas sobre a importância das plantas. De acordo com a Profª mestre Regigláucia Rodrigues de Oliveira: “A observação é o primeiro passo para isso. A partir daí, dessa contemplação, surge o encantamento ao se descobrir a riqueza do mundo vegetal”.

A ideia da exposição começou a partir do Herbário do CESC/UEMA, conhecido como HABITE (Herbário Professor Aluízio Bitencourt): “Tivemos que apresentar um projeto para que nosso herbário fosse incluído na Rede Internacional de Herbários. Conseguimos atender exigências como o tamanho do acervo, por exemplo, até sermos aceitos”, diz a professora Regigláucia.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

(Foto: Emanuel Pereira)

Na praça foram expostas plantas, amostras de Briófitas e cartazes referentes a trabalhos feitos pelos acadêmicos. Algumas mudas de plantas foram colocadas à venda, mostrando que elas podem ser uma fonte de renda, sem necessidade de prejudicar o meio ambiente.

A professora e mestranda Paula Regina Pereira Martins explicou que as Briófitas não poderiam faltar na exposição: “Elas são pioneiras. Conseguem habitar ambientes inóspitos, onde outras não conseguem. E dão firmeza ao solo, evitando a degradação”.

Alunos e professores usavam termos simples para explicar às pessoas as origens, vantagens e usos de diversos tipos de plantas.  Com o auxílio de lupas, que os presentes eram chamados a usar, mostravam os trabalhos desenvolvidos em laboratório, como por exemplo, a identificação e classificação de uma planta.

O fascínio exercido pelas plantas aumenta quando se descobre os benefícios proporcionados por ela. “As vezes desprezamos plantas por causa da aparência ou por que alguém falou algo negativo sobre elas. Quando é feita a pesquisa descobre-se outra realidade. Vejamos o caso das grandes empresas de perfumes, que extraem essências para comercializar”, disse a Profa. Regigláucia.

20180518_155819

(Foto: Emanuel Pereira)

O Profº Deusiano Bandeira, um dos organizadores da exposição, também deu explicações aos que observavam curiosos os exemplares. “Esse trabalho mostra a importância das plantas para a Natureza, incluindo a relação delas com os animais. Há um tipo de borboleta, por exemplo, que só realiza polinização em flores de cor branca. Ela pode até pousar  numa flor de outra cor. Mas a polinização só ocorre nas de cor branca”, explica ele.

20180518_170045

(Foto: Emanuel Pereira)

O “Fascination Plants of Day” ocorre em quatro estados: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e, no Maranhão, apenas em Caxias.

Por Emanuel Pereira