Gincana Infantil encerra “Semana Internacional do Brincar” no Campus Caxias

Por em 29 de maio de 2018

20180526_091322

Professoras e alunas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Caxias organizaram, dia 26 de maio, na Praça Duque de Caxias, uma Gincana Infantil para encerrar a “Semana Internacional do Brincar”.

A Semana Internacional do Brincar foi elaborada por um grupo de educadores denominado Aliança Pela Infância, que surgiu na Inglaterra em 1997. Em 2001, a Aliança pela Infância começou suas atividades no Brasil. A ideia da Semana é proporcionar às crianças mais situações em que elas possam, de fato, viver a infância, em atividades voltadas para o desenvolvimento dessa faixa etária. As ações prosseguem até o final do mês de maio.

Participaram de tarefas de socialização e cooperação, durante a Gincana, cerca de 60equipe verde crianças com idades entre de 4 e 11 anos.

De acordo com a professora Maria Lourdene Paula Costa, uma das coordenadoras da gincana, as acadêmicas tiveram uma preparação antes da atividade: “Elas passaram por um curso de formação, em que desenvolveram estudos teóricos e talk-shows. Também fizeram oficinas de movimento, artes, contação de histórias e música. A conclusão do curso foi a gincana”, disse.

20180526_084450E complementou: “As ações referentes a Semana Internacional do Brincar são feitas há cinco anos pelo curso de Pedagogia. No ano passado, as atividades foram visitas às escolas da cidade”.

Durante a atividade, foram realizadas corrida de saco, jogo de bambolê, balão entre as pernas, apresentação da peça “Circo de lona furada” pelo Grupo de Teatro “Balaio Coletivo”, do SESC, parceiro da UEMA na realização da Gincana.

20180526_093420

Por Emanoel Pereira