Governo do Estado lança 4ª edição do Mais Cidadão do Mundo

Por em 11 de maio de 2018

IMG_8393O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, a convite do governador Flávio Dino participou, ontem 10, no auditório do Palácio Henrique de La Roque-Calhau, do lançamento da 4ª edição do Programa + Cidadão do Mundo: Intercâmbio de Experiências e Oportunidades, um encontro que acontece até  amanhã, 12.

O intercâmbio, que neste ano de 2018 participam 80 estudantes da UEMA, da UFMA, do IFMA e de universidades particulares, é direcionado aos Estados Unidos, Canadá, África do Sul e Espanha.

Cidadão do Mundo é um programa de sucesso, implantado desde 2016 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e da FAPEMA, com duração de três meses.

Tem como principal objetivo oferecer intercâmbio internacional, com foco em idiomas estrangeiros (inglês, francês e espanhol) aos jovens maranhenses entre 18 e 24 anos, egressos do ensino médio da rede pública de ensino ou de instituições de ensino, vinculadas a entidades paraestatais ou fundações sem fins lucrativos.

O reitor declara que o Programa + Cidadão do Mundo é a reafirmação do Governo do Estado com programas de intercâmbios, que permitem a estudantes não só a familiarização com idiomas estrangeiros, mas, sobretudo, uma imersão cultural, rica de oportunidades de ampliar conhecimentos e experiências. “Para a UEMA, que tem tido em todas as edições alunos contemplados dos nossos variados cursos é muito importante ter este instrumento de política pública de ciência e tecnologia a favor dos nossos alunos e da formação do jovem maranhense”, disse o professor.

IMG_8409

“Pensamos nesse encontro como forma de ampliar ainda mais os horizontes dos jovens universitários maranhenses. Nosso objetivo é que eles aprendam uns com os outros, possam usufruir das informações e orientações valiosas dos nossos palestrantes convidados, e estejam preparados para levar a nossa cultura para outros países”, enfatizou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles.

Para o aluno Mateus Silva Rêgo, do Curso de Física Licenciatura, do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), que vai para Boston-EUA, esse é um programa que oferece novas oportunidades para os alunos adquirirem grandes experiências. “Este programa está nos dando a chance de aprender novas culturas e novas línguas. Eu, por exemplo, como futuro professor de física, penso em aumentar e melhorar meus conhecimentos, para isso, tenho que dominar o inglês para ler e escrever meus artigos”, esclarece Mateus.

O + Cidadão do Mundo é um encontro de dois dias com palestras, roda de conversa e painéis sobre oportunidades de mobilidade internacional, bem como troca de experiências, promovendo um diálogo sobre estudo e trabalho no exterior. E, nesse sábado, o assessor de Relações Internacionais da UEMA e representante do Education USA no Maranhão, Thales Andrade, ministrará a palestra “Quer estudar nos Estados Unidos e não sabe por onde começar”?

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luís Paulo