Reitoria entrega novos veículos para fortalecer as atividades de pesquisa e administrativa da UEMA na capital e no interior

Por em 8 de maio de 2018

IMG_8240Nessa segunda-feira (7), o reitor Gustavo Pereira da Costa fez a entrega oficial de 8 veículos marca Pick-up VW Amarok 4×4, numa importante cerimônia que aconteceu no bosque da universidade, no Campus Paulo VI.

Foram contemplados com os veículos, o mestrado em “Biodiversidade, Ambiente e Saúde” (CESC); o mestrado emIMG_8182 “Agricultura e Ambiente” (CESBA); os mestrados em “Cartografia Social e Política da Amazônia” e “Desenvolvimento Socioespacial e Regional” (CCSA); o Programa Ensinar; o UEMANET; a Prefeitura de Campus; e o Programa de Interiorização.

Os novos carros darão suporte às atividades administrativas e de pesquisas dos programas de pós-graduação e, também, da graduação, Interiorização, UEMANET, Programa Ensinar e Prefeitura do Campus.

Conforme o reitor Gustavo Pereira da Costa, essa era uma reivindicação antiga de alguns setores da UEMA, que precisam muito deste instrumento de trabalho para prestarem um serviço cada vez melhor à comunidade acadêmica. “Estes oito veículos vão ampliar a capacidade de atendimento às demandas de deslocamentos entre as nossasIMG_8185 unidades”, disse o professor.

Para ele, os carros não são luxo, são extrema necessidade da realização de um trabalho que vem complementar as ações dos setores contemplados. “Acredito que todos que receberam os carros farão excelente uso deles e vão conseguir atender às necessidades dos projetos de pesquisa dos cursos de graduação, dos polos, da parte administrativa e da infraestrutura”, entende o reitor.

O diretor do Campus de Balsas, Luciano Pestana, que estava acompanhado do coordenador do mestrado em Agricultura e Ambiente, José Roberto, explica que o veículo vai oportunizar um melhor acesso às pesquisas do CESBA, realizadas não somente em Balsas, mas em toda a região Sul do Maranhão e também em São Luís. “Este carro vai viabilizar que pesquisadores, professores, orientadores e estudantes possam estar mais presentes noIMG_8190 acompanhamento desses estudos com melhor produção”, afirma.

A coordenadora geral do UEMANET, Ilka Serra destaca a entrega dos veículos como uma atitude correta da gestão superior da UEMA, quando se preocupa com essa mobilidade. “Isso significa investir na qualidade, e o UMANET está muito feliz em ter mais este carro que vem somar com o trabalho que já vem sendo feito”, informa Ilka.

A professora relata que o reitor tem investido muito no processo de uma gestão compartilhada “e, com isso, percebe-se o cuidado e o zelo que a gestão atual tem tido ao investir em novos equipamentos, novos veículos e em mobiliários. Essa visão da reitoria demonstra o compromisso com a educação desenvolvida pela Universidade Estadual do Maranhão”, ressalta a professora.IMG_8193 (1)

Segundo a coordenadora do Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do CESC, Maria Claudene Barros, o carro recebido da reitoria vem dar uma grande contribuição nas atividades do mestrado em Caxias. “Vai trazer um benefício muito grande porque nós pesquisadores vamos ter a oportunidade de juntar os alunos e fazer nossas pesquisas”, esclarece.

Claudene disse, ainda, que a reitoria tem trabalhado no sentido de cumprir suas metas e, entre essas metas, está a entrega desses carros que vão fortalecer bastante os campi da UEMA tanto do interior como de São Luís.IMG_8196 (2)

A solenidade contou, ainda, com a presença do vice-reitor Walter Canales, da diretora do campus de Caxias, Valéria Cristina; da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Helciane Araújo; da prefeita de Campus, Fabíola Aguiar; dos pró-reitores Gilson Mendonça (PRA); Marcelo Cheche (PPG); Andréa de Araújo (PROG); Paulo Catunda (Proexae); Ropberto Serra (Proplan); professores, coordenadores de mestrados, assessores e convidados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho