Aluno do Curso de Veterinária da UEMA faz estágio na Coréia do Sul

Por em 26 de junho de 2018

IMG-20180626-WA0028Como resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão, por meio da FAPEMA, e a University of Science and Technology (UST), da Coréia do Sul, no intercâmbio de estudante para fazer o Estágio Internacional de Curta Duração, o aluno Laelson Rodrigues, do 5º período do Curso de Medicina Veterinária da UEMA – Campus São Luís –, viaja na próxima sexta-feira (29), para aquele país, onde ficará por dois meses no Instituto de Pesquisa em Biologia e Biotecnologia da Coréia (KRIBB).

No KRIBB, Laelson desenvolverá seu projeto de pesquisa na área de Edição de Gene, no período de 2 de julho a 31 de agosto. “A genética é um estudo que eu pretendo seguir, e esse estágio com tecnologia inovadora em um laboratório de grande porte me capacita fazer um mestrado e um doutorado em qualquer universidade de renome no mundo”, disse Laelson.

Ele acredita que voltará da Coréia, após o estágio, com novos conhecimentos e bem mais preparado para continuar suas pesquisas na UEMA. Segundo ele, o projeto Edição de Gene é uma nova tecnologia que na Coréia representa um forte sistema de pesquisa na área do genoma.

De acordo com o programa de Cooperação entre o Governo do Maranhão e a Coréia, todo o estágio está sendo realizado no KRIBB, em Daejeon, supervisionado pelo Prof. Dr. Ohsuk Kwon, e envolverá o desenvolvimento de cepas bacterianas para superprodução de biomateriais de alto valor, utilizando mutagênese aleatória e o revolucionário sistema de edição genética CRISPR/Cas.

A University of Science and Technology está localizada na cidade de Daejeon, na Coréia do Sul, e reúne diversos Institutos Nacionais de Pesquisa. Entre eles, o Instituto de Pesquisa em Biologia e Biotecnologia (KRIBB – Korea Research Institute for Biology and Biotechnology).

Texto: Alcindo Barros