Celebração na UEMA: 20 anos de educação a distância


Por em 7 de junho de 2018



1

Homenageados da noite

Mais de 600 pessoas prestigiaram o momento solene

Na noite dessa quarta, 06, a Universidade Estadual do Maranhão celebrou os 20 anos de existência da educação a distância na Instituição.  A solenidade foi realizada no Residencial Recepções, em São Luís.

Autoridades e personalidades foram premiadas e homenageadas pela grande contribuição ao crescimento da modalidade EaD, no que diz respeito à melhoria da educação com base nas tecnologias e na democratização do ensino. Mais de 600 pessoas prestigiaram o evento solene.

3

Para o reitor da UEMA, Gustavo Costa, esse momento de celebração foi um reconhecimento do pioneirismo daqueles que há 20 anos ousaram pensar diferente, enfrentaram resistências e conseguiram fazer com que a educação a distância pudesse ser uma realidade para a Instituição.

“Ao longo desses 20 anos, adquirimos experiência e conhecimento. Hoje, nosso modelo de funcionamento é referência em todo o Brasil. A UEMA foi pioneira na educação a distância no Maranhão e Nordeste e a oitava a ser credenciada no Brasil. Isso nos dá a possibilidade de olhar para o momento atual e nos sentirmos recompensados pelo que nós conseguimos construir em favor do estado do Maranhão”.

Reitor da UEMA, Gustavo Costa

Reitor da UEMA, Gustavo Costa

Representando o Governador Flávio Dino, o Secretário da SECTI Davi Teles enalteceu a atuação da UEMA ao longo dessas duas décadas e sublinhou: “a UEMA está preparada para os desafios que serão impostos à educação nos próximos anos, no que tange o ensino na modalidade a distância”.

A UEMA sempre buscou acompanhar as mudanças e propiciar inovações tecnológicas educacionais às formações em diferentes áreas de atuação, conforme pontou a coordenadora geral do UemaNet, Ilka Serra. Ela disse ainda que “a Instituição busca a todo tempo soluções adequadas às necessidades demandadas pela sociedade, com a compreensão de que a educação exige aprimoramento contínuo”.

Em 20 anos de EaD, a UEMA já formou mais de 50.000 pessoas em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e formação continuada, além dos cursos abertos, que se transformaram em fenômenos no que tange a educação a distância.

5

Estiveram presentes no evento, o vice-reitor Walter Canales Sant´Ana, além de pró-reitores, assessores da UEMA, deputados estaduais, servidores, entre outros. O cantor Fernando de Carvalho e Banda apresentaram-se na noite solene.

6

Homenageados

Os primeiros premiados da noite foram os da categoria “autoridades parceiras”, são eles: o Governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi de Araújo Teles, que no ato também representou o governador do estado; o Deputado Estadual e ex reitor da UEMA (perÍodo de 1995 a 2002), César Pires; e o ex reitor (período de 2006 a 2015 ) e atual assessor da UEMA,  José Augusto Silva Oliveira.

Na categoria de homenageados externos que ajudaram na construção da história do uemanet, foram homenageados:  Sr. Carlos Cézar Modernel Lenuzza – diretor de educação básica da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (capes), representado pelo sr. Luiz Alberto de Rocha Lira -diretor substituto da diretoria de educação a distância da capes; Sr. Fredric M. Litto – professor emérito da escola de comunicações e artes da USP. É um dos fundadores da escola do futuro da USP e desde 1995 atua como presidente da associação brasileira de educação a distância – abed. Um dos maiores entusiastas da EaD, com reconhecida história de luta em favor dessa modalidade de ensino; Sr. Manuel marcos Maciel Formiga – professor da UNB. Foi vice-presidente da abed de 1995 a 2007, e, juntamente com o prof. Litto têm contribuído para o processo de consolidação da EaD no país.

Na categoria “coordenadores de EaD da UEMA”, as homenagens foram para:  Profa. Maria aparecida do nascimento – primeira coordenadora geral do núcleo de educação a distância – NEAD, cuja gestão compreendeu o período de 1998 a 2004; Profa. Maria das graças Neri Ferreira – membro da equipe multidisciplinar do NEAD e coordenadora geral do núcleo no período de 2004 a 2005. Atualmente é coordenadora pedagógica da equipe de design do UemaNet; Prof. Antonio Roberto Serra – coordenador geral do NEAD/UemaNet de 2005 a 2012. Responsável pelo processo de transição do NEAD para UemaNet; Profa. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra – assumiu a coordenação geral do UemaNet em 2012; é também, presidente do fórum da universidade aberta do brasil (UAB) e vice-presidência do fórum da rede e-tec brasil.

História

A trajetória da EaD na Universidade Estadual do Maranhão teve como marco o curso “magistério 2001”, que visava a oferta do curso normal em nível médio, para formação de professores que atuavam nos municípios maranhenses.

Com base nessa experiência exitosa, a UEMA decidiu investir de forma mais decisiva na modalidade da educação a distância, na perspectiva de romper com os limites do sistema presencial de ensino que não conseguia chegar à maioria municípios maranhenses.

A partir do ano 2000, com a criação do núcleo de educação a distância (NEAD), a UEMA começou a estruturar os trabalhos da modalidade EAD. Assim, o NEAD assumiu a gestão de projetos de educação a distância, com o objetivo de oferecer formação profissional em distintas áreas do conhecimento, abrangendo os níveis médio e superior de graduação e pós-graduação (lato sensu), e, cursos de formação continuada.

Com os reais avanços que assinalaram essa trajetória, surgiu a necessidade de reestruturar o núcleo. O novo ciclo foi inaugurado em 2008 com a transformação do NEAD em núcleo de tecnologias para educação (UemaNet), ressignificando, assim, a sua área de atuação, ou seja, prestar suporte tecnológico ao ensino presencial e a distância.

Vale ressaltar, que ao longo de 20 anos de atuação com EAD, a UEMA, através de suas 35 unidades estratégicas, chamadas de polo de apoio presencial, conseguiu chegar, com seus cursos em praticamente 100% dos municípios maranhenses, e, até mesmo, aos estados vizinhos, com cursos técnicos, de graduação e pós graduação.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafaela Mendes



Últimas Postagens