Cineclube Olhares exibe “São Bernardo” amanhã


Por em 5 de junho de 2018



banner cineclube olharesO projeto “Cineclube Olhares”, do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), exibirá, nesta quarta-feira (6), às 15h30, na sala de reunião do CECEN, o filme São Bernardo, como parte do ciclo temático “Politikos”.

Após a exibição, será realizado um debate entre os participantes com o objetivo de aprofundar a observação crítica dos participantes, por meio da sétima arte, sobre a infinidade de informações que os artistas expressam ao mundo.

A entrada é gratuita e os participantes receberão certificado de 4h.

SINOPSE DO FILME

No interior de Alagoas, o filho de camponeses Paulo Honório, é um mascate que perambula pelo sertão a negociar com redes, gado, imagens, rosários e miudezas. Cria uma obsessão, arrancar a fazenda São Bernardo das mãos de seu inepto dono, o endividado Luiz Padilha, transformando este em seu empregado. Alcançando finalmente seu objetivo e, com muita astúcia e violência, Paulo Honório faz a fazenda prosperar e torna-se temido pelos empregados e fazendeiros vizinhos. Nesse momento, ele sente que precisa constituir família e vê essa possibilidade na professora esquerdista Madalena, a quem convida para visitar a fazenda. Casam-se, mas o humanismo e sensibilidade da professora se chocam com a rudeza de Paulo Honório, ficando no ar a suspeita de que ela o trai, física e politicamente. Daí por diante, Paulo Honório passa a viver dentro de um clima de ciúme motivado por sua imaginação possessiva. É uma adaptação da obra homônima de Graciliano Ramos.



Últimas Postagens