I Jornada Interdisciplinar em Educação e Saúde é realizada em Balsas

Por em 7 de junho de 2018

Do dia 4 ao dia 6 de junho ocorre no campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) O  I JIES, ou Jornada Interdisciplinar em Educação e Saúde com a temática: contribuições da educação e da saúde para o desenvolvimento sul maranhense.

O evento é coordenado e organizado pela equipe composta pelo Profº M.e Leonardo Mendes Bezerra (Coordenador Geral do I JIES e Professor no Departamento de Educação) e pela Profª M.e Ana Maria Marques de Carvalho (Coordenadora da área de saúde no I JIES e Professora no Departamento de Enfermagem) e pela Profª M.e Vanessa Nunes da Silva (Coordenadora da área de educação e Professora no Departamento de Educação).

A programação do I JIES é composta por palestras, conferências, mesas-redondas, comunicações integradas, Apresentação de trabalhos nas modalidades: pôster e comunicação oral, além da oferta de minicurso/oficinas, conta também com apresentações culturais e premiações para os melhores trabalhos apresentados. Toda produção cientifica será avaliada pela equipe de professores Mestres e Doutores internos e externos e serão publicados no caderno de resumos.

Palestra sobre inclusão

(Foto: Divulgação)

Destaca-se, também, que a divulgação do conhecimento se realiza por meio dos relatos de experiências e do diálogo estabelecido com o público presente, buscando alternativas para as soluções tecnológicas e logísticas para a sustentabilidade do Campus de Balsas, possibilitando meios para a capacitação dos discentes, docentes, da comunidade local e regional e o estabelecimento de relacionamento com as diversas empresas público-privadas com quem se podem manter produtivas parcerias.

Diante dessas informações, o objetivo da I JIES é apresentar os resultados dos estudos interdisciplinares desenvolvidos pela comunidade acadêmico-científica de forma a mobilizar os gestores públicos, educadores, pesquisadores e alunos para discutir sobre os novos conhecimentos teóricos e práticos no âmbito do ensino superior por meio de palestras, minicursos, sessão de pôsteres, comunicação oral, mesa redonda  e oficinas pedagógicas com foco na interdisciplinaridade.

Público e impacto do evento

Foram 254 inscrições realizadas entre alunos, professores, egressos e comunidade externa, em que foram ofertados 8 minicursos que contou com 350 vagas preenchidas.

No primeiro dia do evento ocorreu uma palestra participativa com os alunos da UNABI, no turno vespertino, no auditório do campus, além da participação dos discentes, docentes e administrativos dos cursos do referido campus.

Primeira noite do JIES - abertura

(Foto: Divulgação)

Foram realizadas, no primeiro dia do I JIES, 26 comunicações orais fruto de estudos dos bolsistas dos grupos de pesquisa NINA e LINCHI da UEMA, Campus Balsas, além dos alunos dos cursos de Pedagogia, Enfermagem e Letras.

A I JIES resulta na aquisição e disseminação de novos saberes/conhecimentos, consequentemente, na melhoria de todo o sistema acadêmico, pondo em destaque a pesquisa e a extensão assim como os aspectos socioeconômicos e culturais desta região. Por fim, agrega valores para a capacitação permanente dos discentes e docentes do Campus.” destaca o coordenador geral do I JIES, Prof. M.e Leonardo Bezerra.

Confira a programação do evento: