Membros da Gestão Superior discutem pauta da temporada de planejamento para 2019

Por em 26 de junho de 2018

IMG_9235Durante reunião realizada ontem (25), na Reitoria, membros da gestão superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) discutiram a agenda geral das oficinas que acontecerão nos campi da IES durante a temporada de construção do Plano de Gestão Anual (PGA) para o ano de 2019.

Além do alinhamento do cronograma das oficinas, os membros das pró-reitorias conversaram sobre as ações a serem sugeridas para os campi e centros, tomando por base diretrizes, políticas e objetivos expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e outras referências.

De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra, o início das atividades para elaboração do PGA ocorreu ainda no IV Simpósio Institucional de Planejamento (19 e 20 de junho), quando os gestores apresentaram os resultados do PGA anterior e as questões que devem ser vistas no próximo.

IMG_9225“Muitos investimentos já foram feitos nestes últimos anos em qualificação de professores e infraestrutura após o PDI, mas temos muito ainda para fazer daquilo que planejamos em conjunto a fim de sanar déficits nas atividades acadêmicas”, ressaltou.

Ainda nesta semana acontecerão as primeiras oficinas em alguns campi para discussão do PGA 2019.

“A largada para a temporada de planejamento foi dada no último dia do IV Simpósio de Planejamento Institucional. Pela primeira vez o planejamento não será apenas setorial, mas será feito com base nas indicações das pró-reitorias. Estas receberam um pacote de indicadores para análise e, a partir disso, irão levar proposições aos campi e centros na perspectiva de melhoria desses indicadores”, disse.

O pró-reitor Roberto também explicou que o PGA 2019 será produzido conforme quatro referências, que são: o pacote de indicadores criado pela Proplan para cada uma das pró-reitorias, objetivos estratégicos do PDI, Relatório de Auto-Avaliação Institucional (disponível no site da Comissão Própria de Avaliação – CPA) e o Relatório do recredenciamento da UEMA no Conselho Estadual de Educação (a UEMA teve nota 4, o máximo é 5).

“O PGA 2019 vai precisar conter as ações gerais de cada unidade (Campi, Centros, assessorias e órgãos isolados) e essas ações serão mensuradas em termos de valores porque isso vai refletir no orçamento 2019 da UEMA. É possível, durante a temporada de construção do plano, que toda  a comunidade acadêmica conheça os problemas da Universidade e se una para buscar soluções”, comenta.

Para as assessorias e órgãos isolados, a referência continua a ser o que foi definido no PDI (disponível em http://www.pdi.uema.br/).

IMG_9228Os estudantes também podem participar do processo. De acordo com Roberto Serra, quanto mais participativo o planejamento, maior será a legitimidade: “A convocação para produção do PGA se estende a toda a comunidade acadêmica, sendo que todas as reuniões nos campi e centros terão caravanas compostas por, no mínimo, um representante dos estudantes. Eles também podem conversar com seus coordenadores de curso ou diretores de Centro sobre como ajudar no planejamento”.

O reitor Gustavo Costa deixou claro que as discussões para produção do PGA não serão superficiais, serão consideradas as pautas relacionadas ao que está elencado no PDI 2016-2020.

“Precisamos alinhar a seguinte ideia: resolver problema não é gestão estratégica. Temos que conhecer, a partir do sistema de avaliação do planejamento contidas no PDI, quais são os indicadores levados em consideração ao estabelecer as prioridades dos centros como plano para o próximo ano”, ressaltou.

Para o vice-reitor Walter Canales, é uma tarefa complexa, porém o resultado será positivo.

“Este novo momento é uma mudança de paradigma e todos teremos um trabalho árduo a fazer, mas será um grande avanço na Universidade essa convergência para construção de uma ação efetiva com foco na atuação institucional no próximo ano”, completou.

Saiba mais sobre Plano de Gestão Anual 2019

É um instrumento de planejamento de curto prazo adotado pela UEMA como forma de materialização dos objetivos expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Ele funciona como um recorte do PDI para a melhoria dos indicadores da IES.

Neste ano, a temporada de planejamento para construção do PGA 2019 será de 45 dias, contados a partir do dia 20 de junho. O PGA orientará a execução orçamentária-financeira da Universidade em 2019.

Estão aptos a contribuir para a produção do PGA 2019 os gestores, professores, alunos e servidores da UEMA.

Por Débora Souza
Fotos: Rafael Carvalho