Simpósio sobre Planejamento Institucional é realizado pela UEMA

Por em 21 de junho de 2018

IMG_20180619_100228226A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerrou ontem (20), no Rio Poty Hotel-Ponta D’Areia, o IV Simpósio de Planejamento Institucional, que nesta edição trouxe o tema “Gestão estratégica alinhada ao PDI”.

A abertura contou com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, dos pró-reitores Roberto Serra (Proplan), Adréia de Araújo (PROG), Marcelo Cheche (PPG), Gilson Mendonça (PRA), e Paulo Catunda (Proexae), além de gestores e técnicos dos 18 Campi da instituição instalados no interior do Estado.

O Simpósio tem sido referência no que diz respeito ao planejamento institucional, quando inaugurou o processo de construção coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com execução dentro do quinquênio 2016-2020.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, o IV Simpósio de Planejamento Institucional tem por objetivo promover umaIMG_20180619_095004761 avaliação do último ciclo de planejamento. “Nossa intenção é colocar em pauta o processo de inovação tecnológica em favor de uma gestão mais profissional, avaliando os resultados de cada pasta, de cada pró-reitoria, propondo para os Centros, indicadores de desempenho, de modo que possamos avaliar, os investimentos que estão sendo feitos nas áreas acadêmica e de infraestrutura”, informa o professor.

Ele continuou esclarecendo: “Foi uma oportunidade, ao longo de dois dias, pensarmos a UEMA neste ambiente ainda de crise, mas de superação, reafirmando o planejamento como sendo a pedra de toque desse desenvolvimento que a universidade deseja para si, o que já tem conseguido avançar significativamente”.

O professor Roberto Serra, coordenador geral do evento, declarou que o Simpósio significa o fechamento de um ciclo dessa gestão dos professores Gustavo e Walter. “O que temos feito é uma reflexão sobre a realidade da organização UEMA, como estamos posicionados e o que podemos fazer para melhorar os nossos desempenhos em todos esses anos”, analisa.

Roberto entende que o evento faz uma reflexão sobre a trajetória dos últimos 4 anos e, aponta, a partir de uma pauta apresentada pelas pró-reitorias, novos direcionamentos para um realinhamento estratégico em torno do PDI. “O PDI sempre será a base do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos gestores, e esse norte apontado pelo PDI está sendo agora redirecionado por uma agenda estratégica, construída pelas pró-reitorias para fazer com que os gestores de uma modo geral busquem por novos resultados que até então não vinham sendo perseguidos”, conclui.IMG_20180619_121604523

Para o diretor do Campus de Balsas, Luciano Marques, a capacitação de gestores e o planejamento em si é algo extremamente necessário e positivo para o desenvolvimento de qualquer instituição. “A nossa UEMA não poderia ficar fora disso. Eu acompanho o PDI e o PGA desde 2015, quando assumi a direção do Campus de Balsas, e é notório os avanços não só em Balsas, mas em todos os Campi da universidade, que tem passado por melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamento. Isso demonstra o grau de maturidade administrativa que a nossa UEMA alcançou”, explica Luciano.

PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento que traça o perfil da instituição de ensino, considerando sua missão, diretrizes pedagógicas, estrutura organizacional e atividades que desenvolve e pretende desenvolver para alcançar seus objetivos e metas para um período de cinco anos. Deve ser intimamente articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional, realizada tanto como procedimento autoavaliativo quanto externo.

PRÊMIO PROF. AMARO JOSÉ THEODORO

CATEGORIA: DESENVOLVEDOR INSTITUCIONAL

PROF. FRANCISCO NOBREGA DOS SANTOS

Presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA

PROF. LUÍS CARLOS COSTA FONSECA

Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI

PROFA. ZAFIRA DA SILVA DE ALMEIDA

Assessora de Gestão Ambiental – AGA

CATEGORIA: PGA PERSPECTIVAS

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PPG

Representada pelo Pró-Reitor, o professor Marcelo Cheche Galves

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROG

Representada pela Pró-Reitora, a professora Andreia de Araújo

CATEGORIA: PGA ALINHADO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMOM – CESTI

Representado pelo Diretora, a professora Edite Sampaio Sotero Leal

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BALSAS – CESBA

Representado pelo Diretor, o professor Luciano Façanha Marques.

CATEGORIA: PGA LEGITIMADO

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CCA