UEMA lança o Programa de orientação para aposentadoria

Por em 15 de junho de 2018

a422adb5-10b6-4666-ac7a-0770356a4befO tema aposentadoria tem despertado debates nas organizações, levando a uma ampla discussão de propostas que promovam a preparação dos funcionários para a aposentadoria através de um trabalho multidisciplinar com atividades que desenvolvam uma melhor qualidade de vida e reflexões acerca de novos projetos pessoais e profissionais. Diante dessa realidade, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, por meio das Pró-Reitorias de Administração e Extensão e Assuntos Estudantis, na tarde de ontem (14), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet), o lançamento do Programa de orientação para aposentadoria – Uma nova forma de ver a vida.

A mesa de abertura contou com a presença do reitor, Gustavo Pereira da Costa; do vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana; dos pró-reitores, Antônio Roberto Coelho Serra (PROPLAN), Gilson Martins Mendonça (PRA), Paulo Catunda (PROEXAE), Andrea de Araújo (PROG), Marcelo Cheche (PPG); da secretária de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Lilian Guimarães.

O reitor Gustavo Pereira da Costa destacou a importância do momento, “sentíamos a necessidade no âmbito da UEMA de um instrumento de política de gestão de pessoas que pudesse cuidar desta etapa importante do ciclo de vida de cada um de nós, uma forma de orientar, de preparar, de cuidar das pessoas, abrangendo dimensões com aspectos verdadeiramente humanos, psicossocial, de convívio, de aceitação. Esse é o espírito do Programa de orientação para aposentadoria, conseguirmos sedimentar um conjunto de informações, de conhecimento, de experiência, de vivências que tornem essa nova fase de vida, uma fase em que todos possam se ver produtivos, com condições e desejo de darem sequência a sua vida no plano, não apenas da liberdade anteriormente sonhada, mas pragmaticamente se sentirem úteis”.

IMG_1184.JPGNa oportunidade, o assessor da PROEXAE, Luís Alvaro dos Santos Correa fez uma síntese sobre o Pró – aposentadoria e entregou um certificado como forma de agradecimento ao designer da assessoria de comunicação da UEMA, Carlos Augusto Silva Júnior pela criação do logotipo do Programa de orientação para aposentadoria. Além disso, a professora Cláudia Messores da Universidade do Estado de Santa Catarina ministrou a palestra intitulada, “Experiência exitosa do Programa de orientação para aposentadoria”.

PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO PARA APOSENTADORIA – UMA NOVA FORMA DE VER A VIDA

O programa de orientação para aposentadoria da UEMA visa preparar e sensibilizar seus servidores na busca de novas alternativas e formas de vida após o rompimento de contrato de trabalho em virtude da aposentadoria, corroborando desta forma com as políticas que envolvem a Lei Orgânica de Assistência Social, o Estatuto do Idoso e as Políticas Nacional do Idoso (PNI). Além disso, objetiva propiciar um espaço de disseminação de informações, orientações e acolhimento à dúvidas e receios, oferecendo suporte nessa nova etapa da vida.

Foi criado para os servidores técnicos-administrativos e docentes em condições de aposentadoria nos próximos cinco anos, com processo de tramitação ou não.

As ações do Programa buscam promover a aquisição de conhecimentos que instrumentalize para as providências práticas, como para o enfrentamento de mudanças advindas com a aposentadoria; sensibilizar servidores para o planejamento da aposentadoria; estimular participação em ações voluntárias, visando a inclusão social e oferecer orientações sobre qualidade de vida e saúde que favoreçam o envelhecimento saudável.

Para participar basta se dirigir à Coordenação de Pessoal – CP na Pró-Reitoria de Administração, realizar uma inscrição e responder o questionário socioeconômico ou preencher os formulários no site da UEMA, www.uema.br.

35328769_10212073847386133_2443953266074058752_n (1)

35409349_10212073846986123_3643493011431620608_n