Uema realiza Semana do Meio Ambiente

Por em 8 de junho de 2018

1semeia2018A Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), da Universidade Estadual do Maranhão, iniciou nesta quinta (07), a Semana do Meio Ambiente da UEMA (SEMEIA). A programação segue até esta sexta, 08.

Com o tema “Compartilhando experiências para o avanço da sustentabilidade”, a SEMEIA 2018, tem como objetivo promover a discussão de práticas sustentáveis, para contribuir com o desenvolvimento da cultura da sustentabilidade.

Assim durante o evento, exemplos práticos de gestão sustentável são apresentados para os participantes, respeitando as limitações e potencialidades do ambiente, em busca de equilíbrio ambiental e qualidade de vida para todos.

A abertura do evento contou com a participação do reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, da Assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, da pró-reitora de graduação, Andrea de Araújo, do professor Luis Câmara Pedrosa, representante da Secretaria Estadual de Educação, além de diretores de centro, professores, coordenadores e acadêmicos.

Segundo a Assessora de Gestão Ambiental, Zafira Almeida, ao longo de três anos de criação da AGA, a Universidade tem muitas experiências a compartilhar: “O evento é uma forma de promover a discussão sobre práticas sustentáveis, além de envolver e sensibilizar as pessoas para atuar de forma sustentável, então nada melhor que compartilhar as nossas experiências desenvolvidas ao longo desses três anos, como forma de incentivar as pessoas nessas ações”.

2semeia2018

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela AGA e também destacou a importância de trocar experiências. “Com o advento da AGA as primeiras experiências concretas do âmbito da gestão da UEMA em relação a sustentabilidade foram implementadas. Então o tema do evento serve como pano de fundo e convite a reflexão, pois a Universidade têm experiências a compartilhar de tudo tem sido realizado na Instituição ao longo desses anos”, afirmou o reitor.

Durante a manhã a programação do evento contou ainda com a palestra “Administração Sustentável – Gestão Eficiente”, ministrada pela Assessora-chefe de Gestão Sociambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ketlin Feitosa Lima Scartezini, que falou sobre os desafios na cultura organizacional, gestão de resíduos gerados, sensibilização e capacitação do corpo funcional, construções sustentáveis, entre outros.

No final da manhã foi distribuído aos participantes um lanche feito com aproveitamento integral de alimentos, além da distribuição de mudas, sementes de espécies nativas e adubo.

O evento contou ainda em sua programação com palestras, ações educativas e mesas redondas.