CCA e HV concluem Curso de Aperfeiçoamento com entrega de certificados e lançamento de editais pela FAPEMA

Por em 6 de julho de 2018

IMG_20180704_172611048 (1)Na tarde de quarta-feira (4), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Hospital Veterinário, fez a entrega oficial de certificados para os médicos egressos do Curso de Medicina Veterinária que participaram do Programa de Aperfeiçoamento Técnico em Medicina Veterinária, realizado no Hospital Veterinário (HV) – Campus Paulo VI.

O curso, que teve uma carga horário de 2.080 horas, qualificou 50 alunos. Durante as atividades, os estudantes receberam orientações sobre cirurgia, clinica médica, anestesia, diagnósticos e exames.

Para o diretor do Hospital, Arnodson Campelo, o curso contribui para qualificação dos novos veterinários eIMG_20180704_172037483 funciona como uma especialização. “Ao concluir o curso, os alunos estão preparados para atender demandas relacionadas aos conteúdo ministrado”, disse Arnodson. O professor afirmou, ainda, que o curso é imprescindível para os graduados em Medicina Veterinária, já que eles vão exercer funções de grande responsabilidade na carreira profissional.

Na ocasião, o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, fez o anúncio de três editais na área das ciências agrárias. Um deles relacionado ao aperfeiçoamento dos médicos veterinários que atuam no HV da UEMA e os outros dois sobre cadeia produtiva do leite e de hortifruticultura. “O primeiro edital possibilitará aos nossos veterinários recém-formados um aperfeiçoamento na prática de uma ação aplicada por um hospital de referência nesta área, além de contribuir para um atendimento de qualidade”, esclareceu Alex.

Alex Oliveira também ressaltou a importância dos outros dois editais por causa das duas cadeias produtivas que o Maranhão tem, mas que ainda precisam de investimentos para incremento do processo produtivo, passando de uma condição artesanal para um processo tecnologicamente industrial.IMG_20180704_174903893 (1)

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, a parceria com o Governo do Estado, por meio da FAPEMA, é de grande relevância para a valorização da Universidade Estadual do Maranhão. “Penso que, além do momento da entrega dos certificados, que foi uma forma de prestação de contas do trabalho sobre o que o Hospital Veterinário tem feito”, declarou Marcelo.

De acordo com a diretora do Centro de Ciências Agrárias, Francisca Neide Costa, o Curso de Aperfeiçoamento tem uma importância muito grande para a formação profissional dos novos egressos do Curso de Medicina Veterinária. “O aluno quando sai da graduação tem a necessidade de treinamento nos serviços veterinários, isso dá mais segurança para eles, porque o profissional vai entrar no mercado de trabalho bem mais preparado e consciente de sua profissão”, ressalta a professora.

A diretora do CCA lembra que a Universidade está fazendo o seu papel, que é graduar e também oportunizar constante aperfeiçoamento do conhecimento. “No que se refere às atividades dos novos médicos no Hospital Veterinário, é fundamental que eles no dia a dia façam atendimento com qualidade”, conclui Neide.

Texto: Alcindo Barros