UEMA realiza mais uma etapa para construção do PGA 2019

Por em 5 de julho de 2018

IMG_9239

Com o objetivo de fomentar uma cultura de planejamento entre os gestores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a partir da participação de docentes e discentes da Universidade, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), realizou ontem (03), no auditório do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), mais uma etapa da temporada de construção do Plano de Gestão Anual (PGA) para o ano de 2019.

Na oportunidade, as Pró-Reitorias de Administração (PRA), de Graduação (PROG), de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Prefeitura de Campus participaram como mentores, ocasião em que foram apresentadas possibilidades de avanços para o desenvolvimento do Plano de Gestão Anual (PGA 2019).

O pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra destacou que o início das atividades para elaboração do PGA ocorreu ainda no IV Simpósio Institucional de Planejamento (19 e 20 de junho), quando os gestores apresentaram os resultados do PGA anterior e as questões que devem ser vistas no próximo.

A temporada de planejamento contará com uma agenda geral de oficinas que acontecerão em alguns campi da UEMA. O Plano de Gestão Anual é um instrumento de planejamento de curto prazo adotado pela Universidade como forma de materialização dos objetivos expressos no Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Ele funciona como um recorte do PDI para a melhoria dos indicadores da IES.

Ainda de acordo com o pró-reitor de Planejamento, Antônio Roberto Serra, o PGA 2019 será produzido conforme quatro referências, que são: o pacote de indicadores criado pela PROPLAN para cada uma das pró-reitorias, objetivos estratégicos do PDI, Relatório de Auto-Avaliação Institucional (disponível no site da Comissão Própria de Avaliação – CPA) e o Relatório do recredenciamento da UEMA no Conselho Estadual de Educação (a UEMA teve nota 4, o máximo é 5).

“O PGA 2019 vai precisar conter as ações gerais de cada unidade (Campi, Centros, assessorias e órgãos isolados) e essas ações serão mensuradas em termos de valores porque isso vai refletir no orçamento 2019 da UEMA. É possível, durante a temporada de construção do plano, que toda a comunidade acadêmica conheça os problemas da Universidade e se una para buscar soluções”, comenta.

Para as assessorias e órgãos isolados, a referência continua a ser o que foi definido no PDI (disponível em http://www.pdi.uema.br/).

Neste ano, a temporada de planejamento para construção do PGA 2019 será de 45 dias, contados a partir do dia 20 de junho. Estão aptos a contribuir para a produção do PGA 2019 os gestores, professores, alunos e servidores da UEMA.

Com isso, visando facilitar o processo de submissão do PGA por parte dos gestores, a PROPLAN juntamente com o NTI, desenvolveram um formulário simplificado eletrônico que está disponível na pagina do PDI (https://bit.ly/2KNqS2B).

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho