Dia de Criança: Projeto Criança Engenharia promove conhecimento com diversão

Por em 11 de outubro de 2018

DSC_0458Criança também tem vez na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Hoje(11), o projeto Criança Engenharia, coordenado por professores do Curso de Engenharia da Computação, promoveu uma programação para o público infantil com o tema  “Educação e Sociedade: O despertar mirim para o conhecimento técnico-científico”.

Mais de 2000 crianças de 31 escolas públicas e privadas participaram das atividades. A vasta programação  contou com Oficinas de Robótica, Oficinas de Jogos Digitais, Oficina Mini Baja/Aeromodelo, Jogos Educativos Ambientais, trilha ecológica, Oficina de Reciclagem de Garrafas Pets, Rapel, Exposição de Projetos de Biologia, Tirolesa, Primeiros Socorros, etc.

IMG_1147De acordo com o coordenador do Projeto, Reinaldo de Jesus Silva, nesta edição, vários setores e cursos contribuíram para a organização do evento.“Este é o 4º ano que fazemos o projeto. A gente começou esse trabalho apenas com o Curso de Engenharia e agora temos diversos cursos envolvidos. Convidamos cursos que têm projetos voltados para crianças, então temos aqui alunos, professores e servidores dos cursos de Letras, Pedagogia, UEMAnet, NTI, CCT, CFO Bombeiro, Cursos do CCA, Fazenda escola e outros”, disse.

As escolas participantes preencheram um cadastro anteriormente disponibilizado nos meios  de comunicação oficiais da UEMA.

“Cadastramos as escolas antes para ter uma margem de quantas crianças seriam atendidas, mas as crianças da comunidade  também participaram”, explicou o coordenador.IMG_1160

Para a coordenadora da escola UEB Isabel Ferreira, Raimunda Almeida, do Bairro Vila São José – Paço do Lumiar, o projeto é uma forma divertida de oferecer mais conhecimento para as crianças.

“Foi uma surpresa! Os alunos ficaram felizes com essa iniciativa da UEMA de proporcionar este dia de conhecimento e interatividade”, comentou.

O Kaio Murilo, que tem 9 anos, e teve a oportunidade de descer de rapel no Bosque do Campus Paulo VI, revelou o que achou da experiência.

“Foi legal e já quero brincar de novo. Vou dizer para minha mãe que gostei demais”, disse.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho