Homenagens e música marcam a solenidade de abertura da X Semana de Música


Por em 24 de outubro de 2018



apresentação musical no palco do teatroA noite de ontem (23) foi marcada por apresentações musicais e homenagens durante a solenidade de abertura da X Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o tema “Pesquisa e Música”.

Os grupos que se apresentaram foram a Orquestra de Violões, formada por alunos do Curso de Música da UEMA e da Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” (Emem); e o Sexteto Instrumental Marabrass, da Emem.

A Orquestra de Violões, que transita entre o erudito e o popular, o clássico e o contemporâneo, árias e canções folclóricas populares, iniciou a apresentação tocando a música Ária da Quarta Corda, de Johann Sebastian Bach, um dos maiores da música ocidental.

“Na UEMA, a Orquestra se formou pela necessidade dos alunos colocarem em prática o seu fazer musical. O nosso repertório abrange vários períodos, estilos e gêneros da Música”, disse o regente da Orquestra de Violões, Roberto Froes.

Também foram feitas homenagens às professoras Jucilene Lise (Coordenadora_MG_1109 do Curso de Música EAD) e Maria Gorete Cavalcanti de Carvalho pelas contribuições durante o período em que foram diretoras do Curso de Música da UEMA.            

Para o diretor do Curso de Música e coordenador da Semana, Ciro de Castro, o tema abrange a necessidade de tratar a música como ciência também.

“A música é arte, mas também é ciência. Nós que somos da academia tratamos a música tanto como arte quanto ciência. Dentro da ciência, precisamos pesquisar a música. Esse tema é pertinente porque os alunos precisam conhecer os diversos tipos de pesquisa que podem fazer futuramente. Na área da música, tem vários segmentos de pesquisa em performance, apresentação, educação musical, musicoterapia, musicologia, história e música”, comentou.

O estudante do 2º período do Curso de Música, Gabriel Abreu, participa do evento pela primeira vez e está com grandes expectativas.

“Espero poder desfrutar das apresentações e dos minicursos desta Semana. Para mim é muito importante estar aqui e é importante para a academia mostrar o Curso de Música. A música está em todos os lugares”, disse.

_MG_1117De acordo com Ciro de Castro, um dos destaques desta Semana é a participação da palestrante convidada, Sônia Ray, da Universidade Federal do Goiás, que é especialista em pesquisa e foi presidente por 4 anos da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

O evento prossegue até amanhã (25),  no Auditório da Arquitetura, com uma vasta programação para os inscritos.

_MG_1133

_MG_1113

Por Débora Souza

Fotos: Luís Paulo



Últimas Postagens