Mais de 250 gestores já participaram dos cursos de aperfeiçoamento da UEMA

Por em 24 de outubro de 2018

20181019_165224Entre os dias 3 e 4 de outubro, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), realizou, com sucesso, o quinto curso de aperfeiçoamento, de um pacote de seis, organizados pelo setor em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae) para o ano de 2018.

Com carga horária de 15h, o curso de “Liderança e Desenvolvimento de Equipes Universitárias” visou conteúdos relacionados ao desenvolvimento de equipes, desempenho em grupo, planejamento de equipes (funções, liderança, barreiras ao desenvolvimento de equipes), avaliação de resultados, clima organizacional, entre outros temas.

O curso foi ministrado pelo professor Carlos Césas Ronchi, que, atualmente, é  da Universidade Ceuma, membro do GPDAS (Grupo de Pesquisa em Administração e Sociedade), na linha de pesquisa Estratégias organizacionais. Seus interesses e atividades de pesquisa estão voltados para o estudo da cultura, do simbolismo, do sentido do trabalho e do narcisismo no ambiente organizacional.

“O foco desses cursos são os gestores, em diversos níveis, que atuam na Universidade Estadual do Maranhão, desde as pró-reitorias até nos cursos de graduação. A Proplan idealizou o projeto e o cronograma foi feito em parceria com a Proexae. Mais de 250 gestores já participaram e a prospecção é que em 2019 tenhamos novamente turmas para esses cursos e para outros novos que ainda vamos ofertar”, explica a assessora da Proplan, Isis Monteles.

Entre os cursos ofertados esse ano estão Gerenciamento de Projetos; Contratos Administrativos; Gestão Estratégica – CANVAS e BSC; e Gestão da Qualidade dos Processos. O curso Gestão da Comunicação deve ser ofertado ainda em 2018. Saiba mais sobre os cursos da Proplan clicando aqui.