Mais facilidade: Alunos, professores e servidores podem se comunicar pelo Aplicativo VOIP UEMA

Por em 24 de outubro de 2018

APP Voip UEMAPara facilitar ainda mais a comunicação entre a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi desenvolvido pelo Laboratório de Telecomunicações do Curso de Engenharia de Computação do Centro de Ciências Tecnológicas  (CCT), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e o Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas (PECS), o aplicativo VoIP UEMA.

A tecnologia de rede de telefonia de voz sobre IP tem sido utilizada para comunicações na UEMA desde 2017. A telefonia VoIP consiste na conversão da voz humana em dados digitalizados para transporte pelo protocolo IP na internet.

Há vários aparelhos VoIP instalados na universidade para comunicação entre setores e campi. Essa solução alternativa viabiliza a comunicação telefônica pela internet, reduzindo os custos com os meios telefônicos tradicionais (telefonia fixa e móvel).

O aplicativo VoIP UEMA é mais um recurso sem custo para a administração pública, exceto os fixos com a operação e manutenção da rede de dados. Com o app VoIP UEMA e o discador Web VoIP UEMA, é possível fazer chamadas para alunos, professores,  técnicos administrativos, além de ramais dos setores e campi da UEMA, por meio de busca na lista de contatos de pessoas ou serviços disponível no app e discador.

Por enquanto, o aplicativo, que consome 40 MB de memória, está disponível apenas para dispositivos com sistema Android. De acordo com o coordenador do Laboratório de Telecomunicações, Prof. Carlos Henrique R. Oliveira, já está em desenvolvimento a versão para IOS e novas funcionalidades como videoconferência e serviço de mensagens.

Para usar o aplicativo e o discador, basta usar o login e senha do SigUEMA.

Ou digite no seu navegador https://voip.uema.br/discador .

Por Débora Souza