O PRÓ-Aposentadoria realiza solenidade de encerramento da primeira turma

Por em 24 de outubro de 2018

IMG_1562A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) fez, hoje (24), às 15h, no prédio do CCA, o encerramento da primeira turma do Programa de Orientação para Aposentadoria (PROAP), em que 9 alunos concluíram as atividades.

O programa de preparação para aposentadoria da Universidade Estadual do Maranhão tem como objetivo preparar e sensibilizar servidores e professores na busca de novas alternativas e formas de vida após o rompimento do contrato de trabalho em virtude da aposentadoria, colaborando com as políticas públicas que envolvem a Lei Orgânica de Assistência Social, o Estatuto do Idoso e as Políticas Nacional do Idoso (PNI).DSC_0665

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, esse programa vem de encontro ao que se deve presar nessa fase funcional de trabalho, a qualidade de vida. “O tema ‘aposentadoria’ tem despertado discussões nas organizações de trabalho, levando a uma ampla discussão de propostas que promovam a preparação de professores e funcionários para esse novo estágio da vida, através de um trabalho multidisciplinar, com atividades que desenvolvam uma melhor qualidade no viver diário e reflexão acerca de novos projetos pessoais e profissionais”, disse o professor.

Baseado em dados apresentados em pesquisas sobre o tema “envelhecer” no Brasil, alguns achados chamam a atenção. A maioria dos idosos entrevistados declarou não ter recebido qualquer preparo para o evento da aposentadoria, relataram preferir realizar atividades no âmbito doméstico, porém quando questionados se pudessem administrar o que fazer com seu tempo livre sem se preocupar com qualquer problema, 59% citaram que gostariam de realizar atividades fora de casa, o que não fazem por questões financeiras ou de saúde, 64% afirmaram não conhecer em suas comunidades o funcionamento de grupos voltados para esta etapa de vida, sendo pequena porcentagem dos que participam nestes grupos.DSC_0703

“Pautados em estudos e em nossa observação não sistemática no cotidiano, com usuários da Universidade Estadual do Maranhão, acredita ser de grande importância o investimento em um programa voltado aos servidores e professores que encontram-se próximos da aposentadoria, nesta desconhecida e, por vezes, temida fase da vida”, ressalta Catunda.

Para Maria de Fátima Pinheiro, uma das alunas do programa, o PRÓ-Aposentadoria ofereceu a oportunidade de entender como viver melhor na fase da aposentadoria. “No período das palestras tivemos o apoio psicológico e fomos orientados a nos acostumar com a nova situação, um novo ciclo. Tivemos também informações de como desenvolver outras atividades, usando nossa capacidade para o empreendedorismo, como forma de aplicar nossas experiências em novos projetos de vida”, pontua Fátima.

Durante a solenidade, os concludentes receberam um brinde especial, o certificado e o kit de “vida futura”.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho