Pesquisa e extensão: propostas da UEMA aprovadas em editais da FAPEMA somam mais de R$ 450 mil em recursos

Por em 24 de outubro de 2018

Nesta semana, a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento  Científico  e  Tecnológico  do  Maranhão ( FAPEMA )  tornou  pública  a  relação  de  propostas  aprovadas em três editais  referentes ao apoio  à  cadeia produtiva do leite ( 034/2018), à  cadeia produtiva  hortifruticultura ( 033/2018 ) e iniciativas mais IDH (019/2018). Das 26 propostas aprovadas nesses editais, 11 são oriundas de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão. Juntos, os projetos de captação de recurso e incremento à pesquisa e extensão somam R$451.019,78.

Uma dessas propostas foi a “Otimização da Reprodução e Sanidade de Bovinos Leiteiros do Município de Lagoa Grande do Maranhão”, elaborada pelo professor do curso de Medicina Veterinária e do Mestrado em Ciência Animal (CCA/UEMA), Felipe de Jesus Moraes Junior, visando o desenvolvimento tecnológico e inovação social no âmbito do Plano Mais IDH, do governo do Estado. O valor da proposta aprovada é de R$72.101,04.

O objetivo do projeto, de acordo com o pesquisador, é aumentar a eficiência reprodutiva e melhorar a qualidade sanitária de rebanhos leiteiros de Lagoa Grande do Maranhão pela técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). O docente Felipe e toda a equipe executora, composto por professores e alunos de graduação e pós-graduação, almejam ainda levar o conhecimento e a conscientização de manejo sanitário aos criadores, através de palestras sobre as principais enfermidades que acometem rebanhos bovinos leiteiros, além de buscar corrigir falhas na sanidade e estrutura das propriedades para possibilitar a implantação da técnica da IATF; formar inseminadores com a realização de cursos práticos no desenvolver do projeto, entre outros.

A expectativa do professor é que, ao final do projeto, estimado para 11 meses, tenha havido um incremento da produção da leiteira no município da Lagoa Grande do Maranhão, permitindo um maior desenvolvimento da bovinocultura e melhor rentabilidade no agronegócio da cadeia produtiva leiteira.

Segundo o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UEMA, Marcelo Cheche Galves, para além da captação de recurso e incremento à pesquisa, captar recursos de editais que têm a perspectiva de pesquisa e extensão é essencial e corrobora com os objetivos da Universidade, que é promover o ensino de graduação e pós-graduação, a extensão universitária e a pesquisa, a difusão do conhecimento, a produção de saber e de novas tecnologias interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento social, econômico e político do Maranhão. “A UEMA está participando ativamente do processo de alteração dos indicadores do estado do Maranhão”, destacou Cheche.

A consolidação da política de pós-graduação na Universidade é um dos fatores que fazem com que crescentes e importantes resultados estejam sendo alcançados pela UEMA, pontua o reitor, Gustavo Pereira da Costa. “Parabenizo a todos os pesquisadores envolvidos nos projetos. Viva a ciência do Maranhão”, concluiu.

Veja abaixo a lista de professores que tiveram propostas contempladas nos editais supracitados:

INICIATIVAS MAIS IDH

*FELIPE DE JESUS MORAES JUNIOR – OTIMIZAÇÃO DA REPRODUÇÃO E SANIDADE DE BOVINOS LEITEIROS DO MUNICÍPIO DE LAGOA GRANDE DO MARANHÃO

R$ R$72.101,04.

*JOSE DE RIBAMAR SILVA BARROS

INSERÇÃO DA MELIPONICULTURA COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO LOCAL EM SANTO AMARO DO MARANHÃO – MA

R$48.379,57

*HELDER DE MORAES PEREIRA – ASSISTÊNCIA TÉCNICA VETERINÁRIA A PEQUENOS E MÉDIOS CRIADORES DE CAPRINOS, OVINOS E BOVINOS LEITEIROS NO MUNICÍPIO DE ARAIOSES, MARANHÃO.

R$36.555,60

*LUIZA DAIANA ARAÚJO DA SILVA FORMIGA

– FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DE AVES CAIPIRA COMO MEIO DE GERAÇÃO DE RENDA NA AGRICULTURA FAMILIAR

R$51.909,34

*ROMEL PINHEIRO – COMPRANDO DA AGRICULTURA FAMILIAR

R$43.638,37

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE

*LUCIANO CAVALCANTE MUNIZ – DESENVOLVIME NTO SUSTENTÁVEL  PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: INTENSIFICAÇÃO PRODUTIVA NA BOVINOCULTURA LEITEIRA NO MÉDIO MEARIM.

R$ 31.966,62

*ISABEL AZEVEDO CARVALHO – INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE ORDENHA, PROMOVENDO QUALIDADE DO LEITE E PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO

R$ 34.298,04

*LARISSA SARMENTO DOS SANTOS – QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO LEITE CRU PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAJARI –MA