Programa de Pós-Graduação em História realiza internacionalização do ensino

Por em 15 de outubro de 2018

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIST) e o curso de Licenciatura em História têm realizado diversas iniciativas no sentido de consolidar o processo de internacionalização, considerado pela UEMA como elemento central para a consolidação e publicização das pesquisas desenvolvidas na Instituição.

Assim, as parcerias com instituições estrangeiras, ainda marcadas fundamentalmente pela mobilidade docente, foram centrais para que egressos do Mestrado em História participassem do processo seletivo do Curso de Doutoramento do CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) da Universidade de Coimbra. Foram aprovados na seleção Leonardo Leal Chaves, Priscilla Piccolo Neves e Werbeth Serejo Belo, mestres titulados em março de 2018.

Outra iniciativa do PPGHIST, agora com a Universidade Beira Interior (UBI), é o estágio internacional a ser realizado por quatro discentes do Programa: Lucas Parreão, Adriana Santos, Jaciara Leite Frazão e Roseline de Sousa Cardoso. Os alunos cursarão disciplinas no Mestrado em Cinema da UBI, qualificando-os para a construção de seus Trabalhos de Conclusão de Curso. A partir de março de 2019, quatro alunos da UBI também cursarão as disciplinas do PPGHIST.

Na graduação, a professora Drª Monica Piccolo foi contemplada no Edital FAPEMA – Estágio Internacional, que possibilitará a três alunos da graduação (Victor  Sallas Garcês Lima, Raniele Alves Sousa e Luana dos Anjos Pereira), todos bolsistas PIBIC, a realização de um estágio de três meses no Centro de Documentação 25 de Abril (Universidade de Coimbra), além da pesquisa nos arquivos da Biblioteca Nacional de Portugal e na Torre do Tombo.

Tais iniciativas espelham o processo de consolidação da pós-graduação da UEMA e apontam um caminho para a consolidação de parcerias institucionais que também pode em muito beneficiar os cursos de graduação.