Reitor assina Acordo de Cooperação das entidades do Fórum Interinstitucional das Licenciaturas

Por em 31 de outubro de 2018

assinaturaforum3

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Pereira da Costa, participou nesta terça-feira (30), da assinatura do Acordo de Cooperação das entidades que integram o Fórum Interinstitucional das Licenciaturas das Instituições Públicas do Maranhão.

Realizado desde 2016, o Fórum é uma ação conjunta entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação de São Luís.

O Fórum tem entre seus objetivos fortalecer a formação inicial de professores da educação básica no Maranhão, estreitar entre as instituições participantes a discussão sobre os currículos dos cursos de licenciaturas, incentivar o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de formação de professores, discutir e divulgar a legislação e as regulamentações referentes à educação básica e a formação de professores, além de socializar as experiências exitosas desenvolvidas pelas instituições nos cursos de licenciatura.

Além do reitor da UEMA, participaram também da assinatura do Acordo de Cooperação o reitor o reitor do IFMA, Roberto Brandão; a Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Dorivan Câmara, representando a reitora Nair Portela; a Reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes; a Secretária Adjunta de Gestão das Unidades regionais de Educação do estado, Rosyjane Paula Farias Pinto, representando o secretário de Educação, Felipe Camarão; a Secretária Adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, representando o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa.

assinaturaforum2

Segundo o reitor da UEMA, Gustavo Costa, o fórum é um esforço conjunto das instituições em defesa do fortalecimento da formação de professores. “O Fórum é um espaço democrático, reflexivo e necessário e hoje estamos aqui institucionalizando um trabalho que será perpetuado no futuro, onde as instituições envolvidas estarão permanentemente dispostas e mobilizadas na discussão, reflexão, proposição, aconselhamento e formulação de políticas públicas voltadas para a educação do estado do Maranhão”, afirmou o reitor.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, destacou a importância do Acordo para a educação no estado. “Há um déficit tremendo de profissionais nas nossas redes estadual e municipal e isso reflete na qualidade do ensino. Penso que aqui está um legado deixado por todos profissionais de educação que se envolvem nesse fórum para trabalhar mais ações que com certeza vão deixar encaminhamentos cada vez mais propositivos e produtivos”, disse Brandão.

assinaturaforum1

Por: Polyanna Bittencourt