UEMA comemora 15 anos do Curso de Ciências Biológicas

Por em 29 de outubro de 2018

IMG_1630Aconteceu na última sexta-feira (26), na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Paulo VI, a solenidade em comemoração aos 15 anos do Curso de Ciências Biológicas da IES.

Durante a solenidade, foram homenageadas as pessoas que contribuíram para o crescimento do Curso e  premiados membros da gestão superior, diretores de curso, estudantes e egressos, técnicos administrativos e colaboradores.

IMG_1640Na categoria Gestão Superior, receberam troféus o Reitor Gustavo Costa e o vice-reitor Walter Canales. Na categoria Diretores de Curso de Ciências Biológicas, estavam os professores: Zafira Almeida, Francisca Helena Muniz, Andréa de Araújo do Carmo, Jackson Ronie Sá Silva, Sandra Loureiro, Elaine Pinheiro Sousa, Maurício Bezerra e Raimunda Fortes. A Categoria “Secretária do Curso” teve como homenageada a servidora Juadenil Carvalhal, mais conhecida como “Juju”. Na “Egresso Destaque”, o troféu foi para a profa. Débora Batista Pinheiro Sousa. Além disso, houve a menção honrosa aos alunos Leonardo Rodrigues Dutra e Valdecy Junior da Costa Vieira, que obtiveram maior nota nos últimos períodos do Curso.

Para o reitor a homenagem é um momento importante de valorização àqueles que fizeram parte da trajetória do Curso. “Essa comemoração é muito de vocês, professores e alunos, mas é muito da UEMA também porque temos boas notícias e fatos a comemorar, mantendo vivos em nós o orgulho de ser UEMA. Orgulho de ter reconhecidamente um corpo docente qualificado, servidores dedicados e todos  que dentro da UEMA, neste momento, rendem-se a uma história, ainda curta, mas de grandes conquistas para o CCB”, disse.

Houve também o lançamento do E-book “Diálogos sobre Ciências da Vida”,IMG_1636 organizado pela diretora do Curso, Raimunda Fortes, e que teve a contribuição de vários pesquisadores da UEMA.

“Conta muita história de todos que estão inseridos no contexto acadêmico destes 15 anos do Curso de Ciências Biológicas. No e-book, há depoimentos pessoais sobre ensino, pesquisa e extensão do Curso; além das conquistas e produção acadêmica do Curso”, disse a professora Débora Batista, que escreveu o prefácio do livro.

IMG_1647Na ocasião, o Coral MACCBIO apresentou um repertório eclético para o público presente.

“Esta solenidade reflete o nosso desejo de homenagear aqueles que nos antecederam, que deram a sua contribuição para o fortalecimento desse curso de graduação da UEMA.Essa história de sucesso foi uma construção coletiva com muitos desafios, então agradecemos a todos os que colaboraram nesse processo: aos reitores e vice-reitores, diretores de curso, docentes e orientadores de TCC, aos alunos e servidores.”, comentou a diretora do Curso, Raimunda Fortes.

Mosaico

IMG_1687 (1)

Primeiros passos, Grandes conquistas

O Curso tem como objetivo formar professores qualificados em Ciências Biológicas para atuarem na Educação Básica com amplo conhecimento científico e pedagógico capazes de intervir criticamente na realidade ambiental, social, econômica e cultural.

Mesmo com pouco tempo de existência, a qualidade do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura tem sido reconhecida pelo alcance de nota 4 na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), cuja nota máxima é 5; recebimento pela segunda vez consecutiva do Selo CFBio de Qualidade de Cursos de Ciências Biológicas, outorgado pelo Conselho Federal de Ciências Biológicas (CFBio); e obtenção de 5 estrelas do Guia de Estudante, publicação nacional da editora Abril, em 2017.

Além disso, o Curso de Biologia tem, atualmente, uma Empresa Junior e a Soluções Ambientais e Ensino de Biologia (SABIO), que incentivam a capacidade empreendedora dos estudantes.

IMG_1683 (1)

Por Débora Souza