Uema e Embrapa Cocais organizam a XIII RCC

Por em 16 de outubro de 2018

No ano de 2019, a Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a Embrapa Cocais e Embrapa Solos, coordenará a XIII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC), promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

O evento técnico-científico que constitui um dos principais instrumentos para a validação e aprimoramento do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) , conta com o patrocínio do Instituto de Agronegócios do Maranhão-INAGRO, da UEMA e da Embrapa Solos e a colaboração de diversas instituições, entre as quais a  Universidade Federal de Viçosa-UFV,  a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”-ESALQ,  a Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM.

Além de contribuir para o aprimoramento do SiBCS, A XIII RCC servirá para aprofundar os conhecimentos a respeito dos solos do Maranhão, estado localizado na transição entre a região semiárida nordestina e a região amazônica, caracterizado por grande diversidade de ecossistemas que inclui desde cerrados, a florestas e campos inundáveis, além de restingas, manguezais e caatinga.

A previsão é que o evento aconteça entre os dias 19 e 26 de outubro de 2019. A fase atual é de preparação, tendo sido realizadas duas campanhas de campo para definição do roteiro e descrição e coleta de parte dos perfis de solos a serem estudados durante o evento. A próximas campanhas de campo, para descrição e coleta dos demais perfis, está programada para o período de 11 a 24 de novembro de 2018.

Após as conclusões dessas etapas de campo, serão abertas as inscrições para o evento.