UEMA realiza mais um Trote Solidário do CCSA

Por em 11 de outubro de 2018

DSC_0243

Com o intuito de realizar um momento lúdico e integrativo, os acadêmicos e as bibliotecárias da Sala de Estudos Renato Bacelar, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizaram mais uma edição do Trote Solidário.

Há 12 anos o Trote solidário do CCSA atende crianças, jovens, adultos e idosos, com atividades de leituras, dança, música, brincadeiras e doações de alimentos, roupas, material de higiene e como resultado observa-se a solidariedade ao cidadão maranhense, que muitas vezes se encontra esquecido nas instituições de acolhimento. Nesse momento de extensão, surge o comprometimento com a sociedade desde o início da vida acadêmica.DSC_0091

O Trote Solidário aconteceu durante toda a tarde de ontem (10), no Bosque da UEMA, e contou com a realização de atividades; brincadeiras infantis; contação de histórias infantis; pintura de rosto; entrega de brindes; doação de roupas, alimentos e material escolar; ginástica rítmica com o AEGYM Club; passeio no carro do Corpo de Bombeiros; lanche para as crianças e a participação do coral da UNABI.

Participaram os alunos dos primeiros períodos dos Cursos do CCSA: Administração, Ciências Sociais, Direito e Curso de Formação de Oficias da Policia Militar e Bombeiro Militar. As instituições que participarão da XIX edição do Trote são: UEB Ipase de baixo e a Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor Casa da Família.

Nos tempos atuais, de tantas desigualdades e intolerâncias, a solidariedade se torna ainda mais essencial, pois é uma forma de combater as maldades e desumanidades e trazer ao mundo e às pessoas, um pouco mais de esperança. Se você sempre pensa em como ajudar quem precisa ou busca motivos para estender suas mãos, saiba que por menor que seja o seu gesto, qualquer movimento que contribua para melhorar a vida de quem necessita é bem-vindo, afirmou a bibliotecária Kátia Soares

IMG_0964De acordo com o Cadete Saboia do 5º período do CFO-Bombeiros, “uma atividade dessa natureza pode gerar nas crianças o espírito de servir, proteger e atuar sempre que necessário junto com a sociedade, assim como a nossa missão no Corpo de Bombeiros. Além disso, estamos fazendo uma atividade de passeio na viatura, chamado de ABT, que é o nosso carro principal de combate ao incêndio. As crianças estão tendo a oportunidade de conhecer o carro e os nossos equipamentos”.

O acadêmico de Administração, Laecio Luan destacou que é um trabalho grandioso e satisfatório participar dessa ação extensionista, pois possibilita que juntos podemos construir um futuro melhor para as nossas crianças. Felipe Cavalcante, do 1º período do curso de direto, falou da importância em participar de uma atividade dessa, dentro da universidade, desde o início do Curso, ver o quão é necessária essa parte social.

E por fim, o Cadete Max Áttila, do 1º ano do CFO-PM, disse que ”esse momento lúdico é muito importante para a construção de nós, enquanto profissionais da segurança pública, que desde o início da nossa formação buscamos humanizar essa relação polícia e sociedade”.

As Instituições até hoje atendidas foram: Lar de José, Casa de Apoio Criança Feliz (Hospital Aldenora Belo), Lar Terapêutico, Solar de Outono, Casa Sonho de Criança, Creche Tia Gaucha, Igreja São João Calábria, Escola de deficientes visuais do Maranhão (Escola de cegos), Associação de moradores do Anjo da Guarda, Sociedade Voluntária de Assistência ao Menor Casa da Família, Creche Catulinha, Creche Madelane Silveira e Escola São José Operário.

Na oportunidade, foi realizada a entrega das doações arrecadadas.

Por Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho