4º Café Internacional da UEMA será nessa segunda-feira (3)

Por em 30 de novembro de 2018

Chamada-Café-Internacional (3)

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Assessoria para Relações Internacionais (ARI) do Gabinete da Reitoria, vai realizar nessa segunda-feira, dia 3 de dezembro, o 4º Café Internacional, no Auditório da UEMANet.

O evento gratuito foi criado com o propósito de reunir estudantes, professores, pesquisadores, profissionais, gestores e representantes de centros de idiomas para orientar sobre mobilidade acadêmica internacional. Além disso, serão apresentadas as atividades desenvolvidas pela UEMA na internacionalização da instituição.

A programação terá, pela manhã, a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles, do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, do Assessor de Planejamento e Ações Estratégicas da FAPEMA, João Arthur da Silva e do Diretor da Via Mundo Intercâmbio, Antônio Bacelar.

Tanto o secretário da SECTI quanto o presidente da FAPEMA irão elaborar um diálogo sobre ações da secretária com relação aos Centros de Idiomas a ser implantado pelo Governo em todo o estado do Maranhão, bem como ao programa Cidadão do Mundo.

Junto ao assessor da ARI, Thales de Andrade, o assessor da FAPEMA, João Arthur irá apresentar alguns caminhos a serem traçados para se alcançar o tão sonhado intercâmbio acadêmico em tempos de crise financeira, a exemplo das bolsas de estudos divulgadas pelas universidades estrangeiras.

Já no período da tarde haverá reuniões técnicas via webconferência com três universidades com o objetivo de expor quais as possibilidades para realizar pesquisas e estudos nas respectivas instituições.

Na sala de multimídia da UEMANet, os professores Brian Bledsoe e Don Nelson, ambos da Instituite for Resilient Infrastructure  Systems (IRIS) Universidade da Georgia, irão representar a instituição.

Já na sala de reunião da UEMANet, duas reunião técnicas serão realizadas. A primeira com os professores da Universidade do Arizona, Timothy Finan e Mamadou Baro, da Faculdade de Antropologia, e Sapana Doshi, da Faculdade de Geografia e Desenvolvimento e do Departamento de Gênero e Estudos da Mulher.

Em seguida, será vez da Universidade de Montreal, representada pela assessora de Assuntos Internacionais Marie-Claude Payette e do professor da UEMA Silas Nogueira, que atualmente desenvolve seu pós-doutorado da instituição.

Enquanto isso, no Auditório da UEMANet representantes do Núcleo de Tecnologia para Educação, do Núcleo de Línguas, da Relações Internacionais irão apresentar as ações realizadas nos últimos anos no desenvolvimento da internacionalização da UEMA. Logo após, os professores Emanoel Gomes (Engenharia Agrícola), Marluce Venancio (Arquitetura e Urbanismo) e Magno Vasconcelos (da pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) irão contar suas experiências na realização de projetos de cooperação internacionais.

Ao final do Café Internacional, a banda Musical Experience in Maple Bear, projeto musical com os alunos da escola Maple Bear São Luís, irá fechar a programação com muita música e talento.

Timothy Finan, Mamandou Baro, Sapani Doshi  Davi Telles, Alex Oliveira, João Arthur

Brian Bledsoe, Don Nelson     Marie-Claude Payette, Silas Nogueira

Por: Raysa Guimarães- ARI/UEMA