Acadêmicos fazem prova para mestrado em Biodiversidade no Campus Caxias

Por em 21 de novembro de 2018

Na manhã de terça-feira (20), mais de 70 alunos participaram da 1ª etapa para a seleção ao Curso de Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde no Campus Caxias. O tempo estabelecido foi de 4 horas ( 8h às 12h) para responder a prova de conhecimentos específicos. Para quarta–feira (21) está marcada a prova de Língua Estrangeira. A 3ª etapa, referente à análise de currículos, será dia 24 de novembro.

O Professor Gonçalo Mendes da Conceição, um dos coordenadores da seleção, junto com a professora Claudene, fala sobre o mestrado: “Esse Programa tem a duração de dois anos e possibilita aos alunos a formação de recursos para o Brasil na área de Biodiversidade, Ambiente e Saúde. Temos 75 inscritos de várias cidades do Maranhão e outros estados”.

A área de concentração desse Programa de Pós-Graduação pretende identificar a biodiversidade e fazer seu intercâmbio com os fatores bióticos e abióticos que interferem na dinâmica, distribuição e evolução das diferentes fitofisionomias dos ambientes tropicais. A sua linha de pesquisa (Diversidade Animal e Vegetal de Ambientes Tropicais), visa caracterizar de forma integrada tais fatores. Ele também permite identificar a Biodiversidade por meio da taxonomia e sistemática, com o propósito de diagnosticar os ambientes e produzir conhecimentos sobre Biodiversidade e como ela se relaciona com o ambiente através de outras disciplinas.

Este é o único mestrado da UEMA que existe no interior do Maranhão. É a 5ª seleção de acadêmicos feita na UEMA Caxias (o Programa  existe desde 2014)”, diz o professor Gonçalo. “Ele é recomendado pela CAPES, sempre teve um bom número de participantes e é de extrema importância para o Maranhão e a Região Meio Norte”.

Rosália Ferreira, graduada em Ciências Naturais pela UFMA de Codó, concorre a uma das 24 vagas oferecidas pelo Programa: “Estou pensando positivo, a prova não estava difícil. É só uma questão de estudar, mesmo. Conseguir um mestrado é um passo valioso para minha formação. Pretendo me especializar na área de saúde, mas ainda não defini qual”.

O público alvo do mestrado são profissionais graduados em Ciências Biológicas, Ciências com habilitação em Biologia, Ciências Naturais, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Biomedicina e Zootecnia. Ele funcionará em regime integral no Campus Caxias. A maioria dos candidatos são alunos da Licenciatura e o Programa de Pós – Graduação permite, entre outras coisas, um crescimento na linha de pesquisa deles.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado dia 14 de dezembro. O início das aulas foi marcado para a primeira semana de março de 2019.

Por Emanuel Pereira