UEMA Campus Caxias realiza IV Colóquio de Ciências Sociais

Por em 22 de novembro de 2018

DSC07499Foi realizado entre os dias 19 e 21 de novembro, o IV Colóquio de Ciências Sociais, do Campus da UEMA Caxias. Com o tema “Poder, Identidade e Movimentos Sociais”, o evento que foi promovido pelo Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, teve como objetivo possibilitar a reflexão e propiciar a socialização do conhecimento no contexto sociopolítico do Brasil contemporâneo e partilhar experiências através de debates, mesas redondas e grupos de trabalho.

A professora Maria de Fátima Alencar, que representou a diretora do Campus Caxias, Valéria Cristina, em sua fala de abertura, baseou-se nos ensinamentos de Paulo Freire: “Aqui, alunos se fazem presentes para a discussão. Para a superação da desigualdade, o professor tem papel fundamental, pois ajuda na conscientização. Com a busca da democracia, conquistamos espaços e eles são frutos de mobilização”.

Em seguida a professora Cléia Maria Lima Azevedo, chefe do departamento de Ciências Sociais e Filosofia, disse: “Através do Colóquio surgiu o curso de vocês. O Colóquio é a gênese dele. Que a gente produza bastante durante os três dias”.

A professora Arydimar Vasconcelos Gaioso, diretora do Curso de Ciências Sociais, afirmou: “Em agosto de 2018 este curso completou um ano. Temos que nos perguntar qual nosso papel como cientistas sociais. Além de continuar mostrando o que é o curso, nós trazemos problemáticas. O tema do Colóquio não é aleatório, ele parte da necessidade de conhecer o que vivenciamos hoje”.

A convidada da conferência de abertura foi a professora Dra Lucineide Medeiros, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI): “Não sou cientista social, mas pedagoga. Através do diálogo creio que posso compartilhar. Falar de movimentos sociais faz parte de meu cotidiano. Não temos uma teoria para dizer o que é movimento social. Com a descoberta da América surgiu a noção de raças e foi-se percebendo que o papel do dominador casa com o poder cultural. Quero lembrar que os movimentos também são feitos por quem não quer mudanças (isso ocorre no campo empresarial)”.

DSC07486

No último dia os acadêmicos apresentaram projetos de pesquisa que fazem parte da disciplina “Prática Curricular na Dimensão Sócio-Política”. Dentre os títulos dos projetos apresentados estão “Políticas Públicas Para a Juventude”, “A Arte de Envelhecer: Desafios e Conquistas” e “Família –Escola: há vencedores ou parceiros?”. Todos os projetos foram desenvolvidos na cidade de Caxias e estão em andamento.

Na conferência de encerramento, o assunto “Identidades Dissolventes e Democracia Profunda: um Outro Caminhar é Possível”, foi tratado pelo Prof. Me. Marcondes Brito, da UFPI (Universidade Federal do Piauí), que disse: “Os movimentos e relações cristalizam identidades. E como a identidade se desenvolve no capitalismo, mesmo tardio, que é o caso do Brasil? Só é possível esse capitalismo existir se ele exaurir a sociedade. Como aglutinar as diferenças numa pauta comum dos movimentos sociais? Vale lembrar que todas as conquistas democráticas ocorreram fora do Estado”.

Por: Emanuel Pereira